segunda-feira, 2 de maio de 2011

O Rambo Deve Estar Corado De Vergonha!

Acabo de desligar a televisão.
Estou estarrecido.

Sem um pestanejar, que fosse, que denunciasse qualquer comprometimento com a primeira regra do Jornalismo, a isenção, os media aceitaram, submissos, ser a caixa de ressonância da mais hilariante encenação de um 'caso' que, quem tiver dois dedinhos de testa desmonta em cinco minutos.

Que o presidente dos EU tivesse sido capaz de ler aquele comunicado sem se desmanchar a rir... percebe-se. Aliás, à hora de almoço, alguém - jornalista e na RTP - ingenuamente disse tudo: 'Barack Obama, com esta notícia praticamente garantiu a sua reeleição'.

O 'Especial Informação' que a televisão pública portuguesa pôs no ar meia hora antes das 20, hora do Telejornal, onde a informação caberia perfeitamente, esse foi de ir às lágrimas.
Retenho as imagens, pressupostamente, de Moscovo, que mostravam um cruzamento com carros parados num semáforo e nem uma única pessoa a pé, mais uma bandeira dos Estados Unidos (???) enrolada num mastro abaixo de uma janela (em Moscovo? nada identificava o local), enquanto a voz off nos contava que os russos também ficaram aliviados...
E as imagens da 'Índia'? Que não nos mostraram mais do que a cara de um cidadão a entrar para um autocarro? Não mostraram o autocarro, mas quase que jurava que era laranja... da Carris, ali para o lado do Martim Moniz...

Tudo com um tremendo tom de montagem, ainda por cima, primária que a poucos estudantes de CS na área da TV garantiria uma nota positiva.
Mas todos vocês viram.

Imagens de uma casa que pode estar situada em qualquer lado do mundo - ok, excluo a Amazónia (faltava a floresta luxuriante) e a Papua Nova Guiné (nem sinal de mar azul, águas transparentes e corais no fundo) -, casa cujo interior estava semi-destruído e com marcas de sangue. Filmada por quem? Pelos Seals? Então para que foi a infografia animada de seis bonequinhos a dispararem para a frente? Alguém, na equipa de ataque, tinha por missão filmar a operação e, com essas imagens sim, fazer prova ao mundo dela mesmo, da operação? Porque não filmou então os soldados reais?

A equipa dos Seals - força de élite dos marines (porquê os marines se o exército dos EU têm forças especiais, até mais adequadas para este tipo de operação, tendo em conta a região onde, pretensamente, ocorreu?) -, quarenta homens, disse-se, fez-se transportar em dois helis. Que invadiram o espaço aéreo do Paquistão e atacaram a casa a... ouvi dizer pouco mais de cem e também de trezentos metros, de uma Academia de Formação Militar das FA do Paquistão.

Tinha o governo paquistanês conhecimento desta acção?, perguntaram ao embaixador dos EU em Lisboa. A resposta foi tão cabeluda como todo o... 'documentário': 'Isso só o presidente dos EU e o seu homólogo paquistanês saberiam'.
O que significa que o comando da Academia Militar, não o sabendo, se manteve de braços caídos e sem reacção assistindo à chegada de duas aeronaves estrangeiras que - se não foram informados não poderiam sabê-lo - se pôs a metralhar uma 'casa rodeada de altos muros e protegida por arame farpado', coisa que nunca lhes terá suscitado curiosidade.

Imaginemos um... 'forte' assim plantado colado ao perímetro militar de Santa Margarida, o principal Campo de Formação e Exercicios Práticos das FA portuguesas.

Voltemos atrás...
O Homem mais procurado no Mundo vivia numa casa fortificada no perímetro urbano de uma cidade - isolada não estava, pois custa a acreditar que um simples informático paquistanês (o tal que, convenientemente, 'relatou' o ataque passo a passo pelo twitter tenha posses para habitar uma mansão fora da cidade) - como o mais simples cidadão que, convenhamos, seria o melhor disfarce, mas voltam as contradições...

Foram também mortos, um filho do terrorista, dois 'correios' e uma mulher que 'terá sido usada como escudo humano'. A senhora que fazia as limpezas, está mais do que visto... Pobre coitada.

Mas logo, noutra peça, se fica a saber que 'os homens de Bin Laden que estavam de guarda no telhado da casa ripostaram...' Também terão sido mortos? Onde estão os seus corpos e os do filho de Bin Laden e da 'dona Rosa'? Misssssssstériooooooooooo....

Papalvo come tudo, mas não queiram fazer de todo o Mundo um mundo de papalvos.

Apareceu uma senhora, francamente não tomei atenção a quem seria (era americana) a explicar-nos que 'Bin Laden foi morto com um tiro na cabeça... não! dois. Dois tiros na cabeça porque os experimentados Seals não iriam disparar para o corpo porque eles poderiam estar a usar coletes explosivos'.

Uauuuu!
Matar o gajo sim, mas não de qualquer maneira.
Caramba, ninguém queria que explodisse. Só dar-lhe um tirinho na cabeça. Vá lá... dois!
E os outros mortos? Que se saiba não explodiram pelo que, parabéns aos Seals que conseguiram acertar nas cinco testas... (continuamos sem saber como morreram, se morreram ou se foram eles que 'cumprindo a tradição muçulmana, lavaram o corpo e o envolveram num lençol (lavado, acrescento eu que nem sequer sou especialista em cultura muçulmana').

Que os Seals terão levado de casa, tendo em conta que as imagens que vimos foram a de uma ou duas camas completamente ensanguentadas.

Mas cheguei mais depressa do que queria a este ponto, contudo, já que aqui cheguei...

'Cumprindo as tradições muçulmanas'... saltemos no tempo e no espaço... 'levado para um porta-aviões algures no Golfo de Omã, o corpo foi atirado ao mar'.

Os muçulmanos carregam os seus mortos, o tempo e o espaço que for preciso para os enterrar. É essa a tradição muçulmana.

Que diríamos nós se alguém, muçulmano, nos quisesse impingir algo como isto: 'Cumprindo as tradições cristãs, o corpo foi metido num vistoso fato escuro (sem esquecer a gravata e os sapatos de verniz) e, depois de degolado ardeu numa pira de lenha'.
Estou a gozar?
Não! Fomos foi todos gozados...

E os outros mortos? Deixem-me adivinhar... abandonados num deserto do Arizona para que os coyotes os comam! Para 'filme' da Série B não está assim tão mal pensado. Vá lá....

Mais dois 'pequenos' pormenores...

A foto de Bin Laden que nos foi mostrada parecia a de um boxeur (bem) sovado durante um combate. Só os olhos estavam amassados. É assim que se fica depois de levar dois tirinhos na cabeça? Das super armas dos super-Seals? Tá bem...

Depois... a cidade onde Bin Laden foi 'abatido' fica a 1.600 quilómetros do Golfo de Oman. Ah!, pois é... e um dos helis dos Seals sofreu um percalço e foi 'destruído' pelos próprios tendo os 40, mais o féretro de Bin Laden, viajado todos no outro.

Não duvido que o aparelho leve 40 homens e que só foram mandados dois para o caso de um deles poder sofrer qualquer problema pelo caminho... e fico espantado com a magnífica autonomia de mais (pelo menos 10%, assim o exigem as normas de segurança) de 3.200 quilómetros, sem contar com as voltinhas que tiveram que dar.

Está-me a faltar qualquer coisa....
Afinal são mais...

Como é que, em meia dúzia de horas, um comando de Seals, treinados para matar, conseguiram fazer um teste de ADN?
Porque é que se deram ao trabalho de levar o corpo para um porta-aviões dos EU a 1.600 quilómetros de distância quando podiam te-lo regado com gasolina e queimado?
Porque é que só há aquela 'fotografia' que, entretanto, já mostraram poder ser perfeitamente uma inócua montagem?
Porque é que Barack Obama prescindiu de poder mostrar Urbi et Orbi, como troféu, o corpo de Laden e o atirou aos tubarões?

Ah!... lembrei-me de mais uma coisa. Segundo a RTP, a 'casa' não tinha linhas telefónicas nem de internet... contudo 'foram encontrados vários computadores onde se espera encontrar alguma coisa que indicie novos atentados já planeados...'

... cujos planos, gravados em pens, seriam distribuídos pelas várias células da organização usando... pombos correios, deliro eu.

Agora, ISTO NÃO TEM MESMO NADA A VER...

O anúncio, para aí o 15.º, da morte de Osama Bin Laden silenciou por completo a morte de parte da família de Muhamar Kadhafi num ataque da 'nato' que, por acaso, confundiu a moradia do líder líbio com uma clandestina fábrica de munições. Aqueles cortinados de seda eram mesmo suspeitos!
Ah!, e à luz do Direito Internacional, porque não há nenhuma guerra declara, nem civil, nem do 'mundo' contra a Líbia matar civis, sejam ou não ditadores, com ataques cirúrgicos, viola uma centena e meia de acordos internacionais.
E a 'nato', das qual os EU se 'afastou' deixando-a nas mãos dos europeus, meteu a pata na poça...

... Viva a 'mamã América' que os salvou.
Desta vez.

Sem comentários: