sábado, 21 de maio de 2011

De 4.º Poder a 'Caniche' Humilhantemente Tosquiado... E Com Uma Fatiota (com gravata e tudo) Vestida

.
.


Um dos principais temas dos últimos dias, esgrimido, quer por Passos Coelho - que pode ter sido infeliz na forma mas acertou em cheio no conteúdo -, quer por Sócrates, incidiu no 'glorioso' Programa das Novas Oportunidades.



E a CS fez aquilo a que - já não me moe, mata-me! - desde há anos nos anda a fazer, não mais do que... fazer eco do que cada um esgrime.



Por onde anda o QUARTO PODER?



Há algum português que não conheça outro que, estando a receber o Fundo de Desemprego foi obrigado a aceitar frequentar o famoso programa? Ou que conheça alguém que conhece alguém...


Caramba... e tratando-se de Jornalistas, que se dê ao trabalho de investigar?


Descer uma rua e perguntar a cinquenta pessoas que não tragam o símbolo do PS na lapela?


Segundo Sócrates foram 500 mil os 'beneficiados'. Dois por cento dos portugueses com mais de 23 anos e menos de 50. Façam vocês as contas.



Deixemo-nos dos Pedros Passos Coelhos e dos Josés Sócrates!...



Porque não se procurou, até agora, encontrar um... um desses 'portugueses que teve oportunidade de melhorar as suas qualificações', segundo JS, um... um desses 'analfabetos' (eu sei que o termo usado não foi este) que fez o 12.º ano quando só tinha a velha 4.ª Classe, passando à frente de todos os que 'estudaram' durante anos.



É que neste caso... nem no meio está a virtude!



As 'novas oportunidades' foram - são ainda? ainda existe esse programa? - uma das maiores farsas a que, cobardemente, todos assistimos e ainda hoje preferimos assobiar para o lado, quando nisso se fala.



Não serviu para mais nada do que para isto: sonegar números (às centenas de milhar, como JS não tem vergonha de afirmar) ao número de desempregados - que tinham que aceitar a integração no 'programa' ou perdiam o Fundo de Desemprego - não só entre os 'formandos' como entre os 'formadores'.





Alguém sabe de professores desviados das suas escolas para ministrarem os tais cursos?

Pois que não houve!


Aproveitaram-se os desempregados.


E o que é que, de facto, aprenderam os formandos? Eu sei de um caso, de uma pessoa minha amiga que foi em tenra idade para a África do Sul, tendo voltado já em idade adulta que, por conveniência sua - e quem lhe levará a mal? - escolheu o inglês como uma das disciplinas num dos 'pacotes' que lhe deram o 12.º ano que antes, por ter começado a trabalhar cedo, não pode concluir.



Já adivinharam! O 'professor' de inglês não tinha... pedalada para a sua aptidão na língua.



Mas nem sequer é isto o mais importante... com um diplomazinho do 12.º ano nas mãos... não vou dizer que todos os tais 500 mil, mas a esmagadora, esmagadora mesmo, maioria, voltou à 'casa de partida'.
Nem o 'tótó' do PPC soube usar isto a seu favor...



Mantém-se desempregados. Por exemplo... quem, nos dias de hoje, emprega alguém com 50 anos? Porque é que a CS não nos mostra isto? Eu sei que o JS é um autêntico 'rottweiler' e quando morde não larga mais. Que o diga a Manuela Moura Guedes... nós, jornalistas (a caixa baixa é propositada) é que não precisávamos de descer ao ridículo de parecer 'caniches' tosquiados ao colo de uma qualquer Lili Caneças.

Sem comentários: