terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Exemplo único no Mundo... Mas do qual não devemos orgulhar-mo-nos. Nem branquear!...


O Sporting Clube de Portugal é um dos maus exemplos, dos quais seria bom que Jornalistas e Críticos se descartassem - e já vão tarde -, que triste coincidência, acaba mesmo por encaixar neste País que já perdeu a autonomia financeira e está a um passito de perder mesmo a Independência Institucional.

Contudo, e ao contrário do País - pese embora isto pareça contraditório, não o é e os mais inteligentes samem-no bem - pode ser classificado como a mais 'democrática' de todas as instituições nacionais.


Colectividade Desportiva centenária, sob cuja bandeira um incontável número de atletas elevaram o nome de Portugal, em termos internacionais, - aqui vale a pena recordar que o SCP nasceu em berço de ouro e durante nais de metade da sua vida teve 'mão' aristocrática (coisa estranha, em tempos que coincidem com a implementação da República, mas ainda hoje por lá há condes, viscondes, valetes, algumas 'biscas' e duques em demasia) - o poder, no SCP caíu à rua.


Infelizente, no pior sentido do termo.


Pergunta...

Apesar de ser uma Sociedade Anónima Desportiva - já me limito ao futebol, é claro -, uma... 'empresa', claro está, ainda por cima cotada na Bolsa de Valores de Lisboa, quem é que, hoje em dia, MANDA nos destinos desta 'empresa'?

Quem tiver dito a 'Juventude Leonina' acertou em cheio.

Então, perguntemo-nos... para que servem os Órgãos Sociais eleitos?

Para 'obedecerem' à vontade deste grupo para-marginal, com inúmeros elementos indiciados, pelo menos, por praticarem actos menos lícitos.



Recordemos o último acto eleitoral em Alvalade.

Concorreram várias listas e a primeira contagem de votos redundou em cenas de chapada e pancadaria até que, "a mando da Juventude Leonina", se procedesse a uma nova contagem. Já havia quem tivesse discursado como novo presidente, mas não era esse o que servia. O ideal jamais chegaria lá, por isso Godinho Lopes foi aceite não antes, contudo, de garantir que o Homem forte da 'JuveLeo' integrasse os Órgãos Sociais.



Aliás, este método de eleições ninguém o percebe.

O presidente eleito representava uma Lista, foi 'obrigado' a arranjar lugar para um dos seus adversários, na Direcção, isto enquanto a votação para a Mesa da Assembleia Geral era ganha por uma terceira lista. Demasiados gatos no mesmo saco.



O candidato que acabou por vencer (?) jogou forte num único trunfo: o treinador.

E esse era Domingos Paciência a quem António Salvador, o putativo substituto do eterno Pinto da Costa à frente dos destinos do FC Porto, retirou o tapete a meio da temporada quando foi a Aveiro contratar o madeirense Leonardo Jardim.



Não nos tomem a TODOS como tontos! Foi feito demasiado às claras. Mas, hellás!... Domingos Paciência recuperou a equipa e levou-a á final da Liga Europa. Mal disfarçado, outra vez - não havia volta a dar com o já contratado Jardim - em Braga ainda se tentou fingir que havia margem para emendar a mão.



Homem de coluna direita, ainda por cima, só foi sabendo das intenções do Salvador, por terceiros, Domingos aceitou, à primeira, os convites feitos por dois dos candidatos às eleições do SCP.

E manteve-se fiel à sua palavra.



E porque falo em palavra, em honrar compromissos, vou passar por cima de tudo o que se passou até ontem, até porque tudo é do conhecimento público. Ok, hoje já lemos estórias periféricas que, acreditem, consciente ou inconscientemente, foram 'vendidas' pelo SCP e compradas, sem regatear por todos os OCS.



Domingos vinha a 'namorar' com o FC Porto, como diz o Correio da Manhã? Ora venham lá as datas, os locais e os interlucutores 'azuis-e-branco' que assediavam, ou eram assediados por Domingos... Sabem? Publiquem!


É que está em causa o bom nome de um Homem bom.



E posto em causa por jornaleiros que, se houvesse uma caderneta para carimbar a vermelho, de cada vez que lançam para o ar um bitaite que depois nunca vem a confirmar-se - nem eles a retractar-se - muitos deles já teria um cadastro razoavelmente volumoso para que eu pudesse equilibrar a minha cama que, por motivos que desconheço, tem agora uma das 'pernas' que balança por falta de apoio...



Mas voltemos ao essencial, no momento.

Godinho Lopes - que, muito a propósito, no mesmo dia em que tirou o tapete ao Domingos, viu a Imprensa Amiga publicar uma noticia que dava conta que FOI ILIBADO dos crimes de que fora acusado pouco depois do final da Expo'98 - peculato, fuga a impostos e branqueamento de capitais, o que o levou a demitir-se da então Direcção do Sporting -, isto depois de ter fretado dois ou três navios de cruzeiro para servirem como Hotel, que toda a gente viu cheios mas cujos resultados económicos apresentados às Finanças reportavam uma confrangedora míngua, no que diz respeito à ocupação, tendo mesmo, na versão da sua empresa, dado prejuízos faraónicos (pois, pois!)...



... Godinho Lopes cedeu à pressão do parceiro de Direcção Paulo Pereira Cristóvão - o tal que esteve na 'gaiola' do Estádio da Luz no último derby, quando a 'Juventude Leonina' sobre a qual tem influência que ultrapassa, e muito, a de um simples simpatizante e, mesmo com um cargo directivo no Sporting não mexeu uma palha para evitar a destruição de mais de 2000 lugares - e fez prevalecer a sua vontade: Domingos fora, treinador Ricardo Sá Pinto, O MAIS QUE TUDO da mesma 'Juventude Leonina'.



Paulo Pereira Cristóvão, à altura em que Godinho Lopes se viu apertado pelas investigações sobre os crimes supra-citados... o tal 'amigo imposto' pela claque, era elemento efectivo da Polícia Judiciária!

Pode não ter nada a ver... 'pero... que las hay, hay!'



Que será - para além da sua afeição pela 'Juventude Leonina' - que Paulo Pereira Cristóvão guarda na manga para, em momentos-chave do eterno jogo de poker a que se tem assistido nos últimos 30 anos, diziam os jornais de hoje, e se joga no 'pano verde de Alvalade? Curiosamente, façam as contas, e - quase - coincidem com a existência da 'JuveLeo'?



Paulo Pereira Cristóvão, recordo, ex-agente da Polícia Judiciária, que se tem mostrado intrisecamente ligado à claque 'Juventude Leonina'.


Que, tão somente, usa estes símbolos...

Não é díficil encontrar similitudes com antigos símbolos nazis que são proíbidos pela Constituição Portuguesa, mas o triste do Paulo Preira Cristóvão veio perorar contra a eventual - eu não o sei (também o não estou a negar) - ilegalidade das claques, por exemplo, do Benfica!


Estarão ilegais?, provavelmente, sim.

A Cruz de S. Patrick parece-me que é comum a todas as principais claques. Seria interessante perguntar-lhes o que significa, históricamente...


Já as suásticas, mais ou menos arredondadas TODOS SABEMOS O QUE SIGNIFICAM, e se um, ainda que ex, polícia de Élite, se identifica com elas...

Sem comentários: