quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Incompreensível Branquamento de um Crime de Ordem Pública

.
Crime, ligado directamente a um espectáculo desportivo não é diferente de Crime ligado a qualquer outra área de actividade.
Simplificando, Crime, é Crime e está perfeitamente enquadrado no Código Penal. Há culpados, deve-se procurar provar a sua culpa e, em consequência, o Ministério Público terá de avançar com a acusação perante um Tribunal. Até aqui, creio, ninguém terá dúvidas.
Ainda hoje se reabriu um processo cujos crimes que motivaram a sua abertura até já tinham prescrito, o do 'famoso' estripador de Lisboa. Coisa para os jornais generalistas, com o tablóide Correio da Manhã a ter a... obrigação de ter de sair na frente! O 'povão' que garante ao CM a liderança nas vendas, sobre qualquer outro jornal em Portugal, 'baba-se' a ler este tipo de notícias. Até ás 'breves' que dão conta de que um septuagenário foi atropelado numa passadeira em Alguidares de Baixo não deixa de ter repercursão, porque o 'povão' quer é... 'sangue'. Quem não gosta não lê o jornal. Mas quem lê o jornal arrisca-se a ler disto e de muito mais. E, já agora, se o CM vende o que vende, enganem-se, se disso gostam, mas não é o 'povinho' semi-analfabeto que o compra! Ah! Pois é... Para além do facto de não desperdiçar qualquer 'bomba' que aconteça na nossa Sociedade. Da prisão de Duarte Lima, à estranha estória da atriz Brazão.
Então, entre estripadores, políticos, não corruptos, mas indiciados de crimes de sangue e depois o t'i Zé aplicar uma grande sacholada na cabeça do vizinho por causa de de um rego de água para rega das suas leiras ou de um presumível cornudo aparecer de madrugada a despachar a tiros de caçadeira, a presumímel infiel companheira e o ranhoso do seu rival... a notícia, mesmo que de 800 cadeiras incendiadas num Estádio de futebol fica esvaziado após a divulgação do... desastre!
E os 'desportivos'? Não têm nada a ver com Crimes, mesmo que prepertados num recinto desportivo, mesmo que seja num estádio de futebol, mesmo que seja no do... Benfica. O assunto foi tratado com pinças. Não fora o caso de vir a 'ofender' alguém. Mas quem?
Os energúmeros que já entraram no estádio munidos de material inflamante - li que é literalmente impossível fazer arder UMA cadeira daquelas, e acredito - para acenderem a fogueira... ou os dirigentes do clube cujos simpatizantes incendiaram aquela parte do Estádio da Luz que, provando que só perdem para os Macacos porque têm menos pelos, nunca perceberam que, estando ELES TODOS reunídos na tal... 'gaiola' - onde mais ninguém poderia entrar - só eles são suspeitos. Só eles são CULPADOS.
Voltemos atrás. Os dirigentes do Sporting, como é habitual, a quatro ou cinco vozes - alguém manda mesmo naquele clube? - ignoraram o jogo e zurziram na 'gaiola'.
Eu já escrevi isto antes como poderão verificar. Há mais de uma vintena de estádios, por essa Europa fora, que há muito decidiram que 'não dava gozo nenhum que os adeptos visitantes se entretivessem a mandar petardos de fumo para as bancadas abaixo de si, ocupadas por adeptos do clube da casa'!
Qual a alternativa? Colocá-los no primeiro anel, junto ao relvado, o que nunca os impediria de mandar petardos. Então quem leva a mal a quem quer que seja - e quem o não faz ? - que os adeptos que vêm, naturalmente, para hostilizar a equipa anfitriã, fiquem situados o mais longe possível da relva?
Mas eu escrevi que os 'desportivos' assobiaram para o lado, na questão do Crime e, necessariamente, no seu seguimento deviam acompanhar as investigações até ao apuramento dos culpados, por parte das entidades policiais. Não!
Colocaram o microfone à frente da boca dos desbocado Cristóvão e transcreveram, ma íntegra as baboseiras que disse. Depois, de 'raspão' deixaram a opinião de mais um ou outro responsável - se é que há responsáveis naquele clube nascido 'visconde' mas há muito entregue a gangters de meia tigela e dealers (se é que não é a mesma coisa).
Nestes últimos seis dias falou-se de tanta coisa, em relação ao derby, que não mais houve espaço para falar do Crime de fogo posto no Estádio da Luz.Por acaso, hoje ainda, li já não sei onde, alguém ligado ao Sporting...
... tenho mesmo que recuar um pouco: queixou-se o Cristóvão, que tem cara de segurança de discoteca manhosa, que os desgraçadinhos, encerrados na 'caixa' não tinham acesso a casas de banho...
... pois na área onde SÓ ESTAVAM ESSE POBRES COITADOS (embora eu não confunda o simples e verdadeiro adepto do clube, com os marginais que o próprio clube, não só alberga como defende) foram destruídas várias instalações sanitárias. Ninguém TEVE CORAGEM para confrontar o Cristóvão com isto!Medo?Declaramente... MEDO!
Mas recomeço onde interrompi o que ia a escrever...Por acaso, hoje ainda, li já não sei onde, alguém ligado ao Sporting a queixar-se que as forças da ordem 'dificultaram a saída dos seus adeptos [do Sporting]' da zona que estava a arder...
EU ACHO QUE DEVIAM TER FECHADO AS PORTAS E DEIXADO LÁ FICAR TODOS!

Não, não iam morrer queimados porque as imagens mostram que ardeu uma larga faixa central do sector, mas sobrou ainda espaço suficiente para que se abrigassem das chamas, uma vez que estas não alastrariam para além das cadeiras 'regadas' com um carburente!
Mas, porque houve, de certeza, gente de bem, que estava no mesmo sítio, com as mulheres, filhos e namoradas, e que SABE QUEM SÃO OS CRIMINOSOS, sentindo-se encurralados eu tinha esperança de tivessem feito JUSTIÇA PELAS PRÓPRIAS MÃOS. Quem o não faria em defesa da sua própria família?Acabam TODOS NO MESMO SACO!

Sem comentários: