quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Quem Tem Medo do PC?

.
(... tenho Vergonha de ser Jornalista. Mas SOU-O! Não ousem tentar comparar-me à Cáfila de 'invertebrados' que o julgam ser só porque têm uma carteira profissional; ou um mui conveniente Statuos Quo! Percebem, ou querem que faça um deseninho?)
...
Domingo último, dia 27 de Novembro de 2011.
Porto.
Estádio do Dragão.

UMA VEZ MAIS um JORNALISTA foi acossado, ofendido e... agredido. Acossado, desde logo; ofendido pelo próprio Jorge Nuno Pinto da Costa, o 'Rei do Norte' de quem toda a gente tem MEDO, desde os políticos aos jornalistas (vai em caixa baixa porque me refiro aos que, de cú assente na cadeirinha das respectivas redacções até são capazes de escrever, num claro exercício de mero nanonismo, 'editoriais' de faz de conta!
.










Quem vai levar nos 'cornos' vai, de certeza, ser um outro pobre desgraçado qualquer. Porque tem de lá ir todos os dias... ou muitas vezes...
.
Recomecemos...

(e deixei passar todos estes dias para ver se apareceia alguma tomada de posição conjunta, mas não. Falava dos Jornais, porque o Sindicato logo tomou posção bem clara)

O Jogo entre o FC Porto com o Sporting de Braga até que correu de feição aos 'andrades', o que não impediu que, no final, o seu próprio presidente, como nos conta o Correio da Manhã, tenha, verbalmente ofendido o narrador da TVI, emissora de televisão que transmitiu o jogo.

O Senhor (e tratálo-ei sempre assim enquanto, com mais 22 anos do que eu consegue ter uma namorada melhor que a minha - haja língua!) Pinto da Costa, sentado na Tribuna de Honra do Estádio, NÃO ESTÁ a ouvir os comentários seja de quem for (teria de estar a ouvir, neste caso, a TVI mais as quatro emissoras de rádio - falando apenas das de cobertura nacional - e eu não acredito!

Logo, tem, à boa maneira dos 'Coronéis' brasileiros dos anos 40 e 50 (quando ele próprio ainda tinha mais do que a língua para se entreter e... entreter), uma cambada de 'jagunços' que os ouvem por ele.
E, nada pior que estes 'faz-de-conta-que-são gente' para arranjar sarilhos.
Mas passemos aos factos...

No final do jogo com o Braga, numa zona com fragilidades - porque podemos atravessá-la acompanhados, ou não... - e ao contrário do que o excelso presidente dos eternamente, provincianos FCP's diz (o Benfica tinhas vencido na véspera e isso ainda não tinha sido 'engolido'), HÁ MESMO TESTEMUNHAS de que invectivou o jornalista da TVI. O jornalista e seu companheiro de emissão, Manuel Queirós (caixa destacada a verde / para verem as imagens legíveis é só clicarem nelas).

Mas, contudo, um dos 'caniches' que sempre o acompanham fez questão de, deixar vincado no corpo do Valdemar Duarte, o descontentamento do seu Senhor.

Agora há que dividir o assunto em duas partes...

A discusão, que o senhor Pinto da Costa teve com o Jornalista, NÃO ACONTECEU - e hoje alguém tentou reescrever a história - na Tribuna de Imprensa, onde você, nos seus provectos 73 anos, o que, de alguma forma, poderia funcionar a seu favor (já não consegue enquadrar-se com a realidade) nem apareceu.

Aliás, o incidente teve dois episódios, e nenhum na Tribuna de Imprensa onde «estariam dezenas de outros jornalistas que só se estivessem surdos não ouviriam». E di-lo - ou alguém o diz por si - tentando fazer de todos os outros parvos. Não o são.

Podem até ser COBARDES POR NÃO TEREM aquilo que se sabe PARA DEFENDEREM UM CAMARADA! Mas parvos, isso não são não senhor...

Recuo outra vez no tempo...

O episódio aconteceu no passado domingo, dia 27, não foi na Tribuna de Imprensa, mas nos acessos à Sala de Imprensa e na chamada Zona Mista. E havia Jornalistas por perto.
D'O Jogo, veja lá. O único OCS que, logo no dia a seguir noticiava o incidente.

Nos outros Jornais... nem uma vírgula.
Quem tem cú tem medo!

Nem quem habitualmente o zurze, sr. Pinto da Costa, no quentinho da sua cadeirinha na redacção em Lisboa, tocou no assunto.

Quero dizer... 48 horas depois o Record, citando o sítio MaisFutebol aflorava a estória. Citando, repito, o sítio MaisFutebol (evitando envolver-se).

Quase o mesmo fez A Bola que esperou 48 horas por um comunicado do Sindicato dos Jornalistas que resumiu a seis linhas. Mas, sejamos honestos, quem, na equipa - e são quase onze - que 'decide' a edição sabe, mas sabe mesmo, não é ter ouvido falar, quem foi o CARLOS PINHÃO?!

Ele não deixaria de cortar doze linhas a uma crónica igual às outras todas para sair em defesa de um Camarada vexado, agredido, expulso... de um local onde, e a Lei protege-o, ele tem lugar!

Viva, então, o sr. Pinto da Costa!
O medo do seu despotismo foi tão acintoso que lhe proporcionou vir hoje dizer que "com tantos jornalistas na Tribuna de Imprensa, ninguém deu por nada..."

Irá alguém contrariá-lo? Duvido!...

Repito, na esperança de que algum... 'desportivo' reagarre no assunto e escarrapache, nem que seja só por corporativismo, uma vez que um Jornalista foi por si maltratado, que o senhor NÃO PRESTA! E NEM 'PESA' assim tanto no futebol português como ainda julga que pesa.

Porque é que os DIRECTORES DOS JORNAIS evitam tocar-lhe nem que com um dedo for?
Ah! Isso, provavelmente AMBOS SABEMOS!
É que já não tenho idade para ser anjinho!...


x-x-x-x-x-x-x-x

Passados cinco dias do acontecido, o senhor Pinto da Costa, finalmente, pelo menos em público, pronunciou-se sobre... a 'gaiola' do Estádio da Luz dizendo que 'nem os animais gostam de estar presos!'

Ora a novidade!!!
Ainda toda a gente se recorda da madrugada em que o senhor Pinto da Costa mais a, então 'mais que tudo' Carolina Salgado, ainda não eram 5 horas da manhã e já estavam à espera que abrisse o El Corte Inglés de Vigo para fazer compras! Deixando os inspectores da Polícia Judiciária que, às 8 horas o iam prender em sua casa, a ver navios.

E que só voltou a Portugal depois de negociar as condições em que seria recebido, que todos recordamos. Como não poderíamos? Nunca antes, nem nunca depois disso, pudemos ver um suspeito 'escoltado' até a um Tribunal por uma falange de traficantes de droga, com a PSP a seguir atrás do cortejo.

Tem razão, nem os animais!

Sem comentários: