domingo, 27 de novembro de 2011

E Vergonha? Não Há?!...

*
Nota: Isto é apenas um exercício de encenação de uma (má) rábula para uma hipotética comédia que faria rir muita gente no, infelizmente, já 'morto' Parque Mayer. Mas pode ser que daqui nasça alguma inspiração. Não cobro direitos de autor.

*****
CENA.1
---
[ouve-se o som de um telefone, daqueles à moda antiga]

Alguém atende.

- Está lá?
- Sim, quem fala?
- É o Senhor Doutor Bruno de Carvalho?
- Sim, sou eu próprio...
- Desculpe Senhor Doutor, queira desculpar, não é nossa intensão incomodar, aqui é ..... - [um ruído, na ligação, não deixa perceber quem é que ligou] - mas recebemos um comunicado assinado pelo Senhor Doutor a propósito dos incidentes do jogo de sábado... Lemos todos os jornais e nenhum falou da sua presença ...
- Mas eu vi! Vi crianças a serem espezinhadas, vi senhoras e senhores sem conseguirem respirar com os empurrões da polícia...
- Crianças a serem espezinhadas Senhor Doutor? Que horror! E para que Hospital foram conduzidas? E como estarão agora? É que não temos registo de criancinhas a serem espezinhadas...
- Vocês não sabem nada. Foi, como disse, um horror!
- Mas... espezinhadas... por quem?
- CRIANÇAS ESPEZINHADAS! Interessa lá por quem!
- Mas...
- Mais, vi pessoas a apanhar bastonadas e pontapés apenas porque estavam ali...
- Pois, se não estivessem ali...
- Mas você a está a gozar-me?
- Não, não, não Senhor Doutor... Nunca... Desculpe.
- Eu próprio quase ia sendo agredido à bastonada por três vezes...
- Credo, Senhor Doutor!... Claro que houve testemunhas...
- Testemunhas aqui servem pra que raio? Se eu disse em comunicado...
- Claro, claro Senhor Doutor. Teve muita sorte. QUASE que ia sendo apanhado e logo por três vezes...
- É um fio de ouro com a imagem de Nossa Senhora de Alvalade que me protege.
- Nossa Senhora de Alvalade?!
- Ou do Campo Grande, sei lá... Mas protege-me.
- O Senhor Doutor sabe... recebemos o seu comunicado, diz que houve crianças espezinhadas... Peço muita desculpa, mas o Senhor Doutor compreenderá... quer dizer... era mesmo bom para dar força ao seu comunicado que nós... humm... peço desculpa pelo atrevimento, podermos confirmar isso. Quem as socorreu? a Cruz Vermelha? ? O INEM?...
- Mas vocês são parvos? ... Impediram que as pessoas vissem o jogo desde o início com o conforto que merecem...
- Mas houve mesmo criancinhas espezinhadas?
- Está no comunicado, não está? E a entrada foi caótica e digna do terceiro Mundo.

*****
CENA.2
---
[ouve-se o som de um telefone, daqueles à moda antiga]

Alguém atende.
- Está lá?
- Sim, quem fala?
- É o Senhor Doutor Paulo Cristóvão?
- Sim, sou eu próprio...
- Desculpe Senhor Doutor, queira desculpar, não é nossa intensão incomodar, aqui é ..... - [um ruído, na ligação, não deixa perceber quem é que ligou] - era sobre o jogo se Sábado...
- Sim senhor, como vice-presidente do Sporting manda-me a consciência que denuncie as condições pré-históricas e a sobrelotação da bancada destinada aos adeptos do Sporting. Mais, não se compreende como havia apenas cinco pessoas a revistar quatro mil.
[A pergunta que ninguém fez!...]
- Mas Senhor Doutor... o Estádio leva 65 mil pessoas. Em proporção, haveria 80 pessoas a fazer revistas. Não são só os adeptos visitantes que são revistados... E o Sporting só tinha 3500 ingressos, quer o Senhor Doutor dizer que o Sporting tentou meter no Estádio 500 adeptos a mais? Então porque se queixa de estarem apertados? E não estavam apertados porque, colocados no 3.º anel, os que tinham lugares mais acima desceram para ficarem mais perto?
- Isso é desconversar. A verdade é que se nos tivessem disponibilizado 20 mil bilhetes...
- Mas o Sporting ainda devolveu quase 40 dos 3 mil e tal que lhe foram distribuídos...
- Você sabe que eu já fui da Judiciária? Quer experimentar um apertão? O que eu digo é que, ao contrário de outros, somos pessoas de bem, educadas e civilizadas...
- Mas queimaram mais de um milhar de cadeiras e, como havia a rede não há sequer hipótese de dúvidas... ali só havia...
- Sabe que mais? Acho que você está a pedi-las. Como sabe eu costumo beber uma cervejolas ca malta das claques. É só descobrir onde mora...

pipipipipipipipipiiiii
[desligaram o telefone]

CENA.3
---
[ouve-se o som de um telefone, daqueles à moda antiga]

Alguém atende.
- Está lá?
- Sim, quem fala?
- É o Senhor Doutor Godinho Lopes?
- Sim, sou eu próprio...
- Desculpe Senhor Doutor, queira desculpar, não é nossa intensão incomodar, aqui é ..... - [um ruído, na ligação, não deixa perceber quem é que ligou] - era sobre o jogo se Sábado...

- Sobre isso não adianto mais do que o que saiu no meu comunicado...
- Chato, não foi Senhor Doutor? Adoentado e obrigado a assinar um comunicado às 2 horas da madrugada quando, provavelmente até já dormia... Só para sustentar aquilo que um dos seus vice-presidentes disse a quente...
- Isso foi porque as cadeiras estavam a arder...
- Ah!...
- O que foi? Não me entendeu bem. O Sporting Clube de Portugal não se revê nos danos causados após o jogo e igualmente condena o facto de, ainda nessa mesma noite ter sido atirado um very-light para a cobertura do nosso Estádio...
[pergunta que não foi feita por ninguém]
- Mesmo? E, claro que funcionários do Sporting, ou ainda melhor, elementos dos bombeiros ou da polícia judiciária subiram à cobertura e têm, em sua posse, a prova do crime... Porque é crime, tal como o foi o incêndio que os seus dedicados associados prepertaram na Luz. Verdade?
pipipipipipipipipipipi
[desligaram o telefone]

Sem comentários: