segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Hoje há bola!...

.
Embora muito mais comedido - alguém que percebe de futebol lhe terá chamado a atenção - o presidente do Sporting voltou a achar que devia manifestar-se. Tem todo o direito disso, hoje, agora e sempre... até perceber a ténue linha que separa um desabafo (hoje não foi mais do que isso) de declarações a raiar o ridículo - porque não percebe nada de futebol - e que ainda podem descer um degrau, até se tornarem... patéticas.

Já me apetece chamar-lhe o 'Godinho Calimero' ou o 'Calimero Lopes'.

Só vi um bocadinho do jogo, bocadinho esse que incluiu a anulação de um golo aos de Alvalade.
Depois, em casa, e como não tenho SportTv, ainda liguei o transistor, mas os argumentos dos meus colegas narradores e comentadores (da Antena.1 da RDP) estavam a ser tão vazios de rigor (para não lhe chamar outra coisa) que desliguei e voltei a pegar nos jornais do dia para uma segunda vista de olhos.

Agora, há pouco, liguei-me à net e pude ler uma série de declarações...

Começo pela do 'Calimero' - o 'velho', o Senhor Dias da Cunha que, apesar da avançada idade continua a ser reconhecido como um dos melhores gestores da nossa estrutura económica, e lá está ele à frente do saudável, economicamente, Entreposto Comercial, sem deixar de defender o seu Sporting foi o autor da frase da semana. Recordo-a: «Se tivessem contratado um Nolito não andavam agora a choramingar!»

Velhos sãos os trapos e, enquanto um homem consegue ser tão objectivo quanto isto não admira que, apesar da idade se mantenha num alto cargo de um dos maiores Grupos económicos - bancos à parte - do nosso país.

Depois de, a meio da semana, ter ouvido, ou pelo menos lido... ou ninguém lhe disse, se não leu nem ouviu?... Godinho Lopes enfia a casquinha de ovo do 'Calimero' e, pelo menos foi o eco que me chegou e está escrito, voltou a 'bater' nos árbitros, desta vez, repito-me, de forma muito mais suave e subtíl.

«O Sporting tem sido sistematicamente prejudicado pelas arbritagens», leio.
Mas fico sem saber se se refere, também, àquela do voluntário aveirense que apita na Divisão Distrital, ou à do jogo para a Liga Europa.

Curiosamente, o SEU treinador, aquele que escolheu ainda antes de ter sido eleito, contrapõe: «Não compreendo a postura da EQUIPA na 2.ª parte.»

Da EQUIPA, cuja formação o mesmo Godinho Lopes entregou a Luís Duque e a Carlos Freitas, falta explicar porque é que dos DESSASSEIS JOGADORES contratados... Domingos só utiliza DOIS!

E é sobre isto que os sportinguistas se devem concentrar, antes de 'baterem' nos árbitros, que é sempre o mais fácil de fazer.


Para não me perder, e porque o vi, foi dos poucos momentos que vi, o do golo anulado ao Sporting, diz o 'Calimero': «Independentemente dos erros da nossa equipa, existiram erros da terceira equipa. Se não tivesse sido anulado mais um golo ao Sporting, a equipa teria entrado na segunda parte a ganhar por 2-0 e tudo seria diferente...»

Pelo meio fala de outro golo anulado e de, deixem ver... TRÊS grande penalidades não assinaladas a favor dos verde-brancos. TRÊS!...
Tendo em conta os conhecimentos das Leis do Jogo que demonstrou com a opinião sobre o golo invalidado... não me posso pronunciar porque não vi.

E, quanto a esse golo anulado na primeira parte eu estava perfeitamente sentado em frente ao televisor, numa posição previlegiada.

E o que vi? Até com a ajuda das sucessivas - foram para aí três ou quatro - repetições?

No momento exacto do passe, e as repetições até 'puxavam' a imagem ligeiramente atrás, estavam, de facto, dois jogadores do Sporting adiantados à linha de defesa maritimista.


Estavam DOIS e vou lá apontar com o dedo, ainda por cima beneficiando de uma gravação que pode ser parada, que estavam mesmo!

Também vi que havia um ligeiramente mais adiantado que o outro, mas na mesma área de terreno mas não abdico de dizer que estavam os DOIS!
Pretenso golo muito bem invalidado pela equipa de arbitragem!

Depois tive que voltar a casa e, como não tenho SportTV, mesmo que o jogo não me interessasse por ai além, liguei o transistor. E o que ouvi?

Colegas, no caso, e como já referi, da Estação Pública da Radiodifusão, a insistirem que o marcador do golo 'poderia estar em linha, logo o golo foi mal invalidado e o Sporting prejudicado'.

Primeiro: para quem não pode estara a seguir o jogo, nem no Estádio nem na televisão, os homens da Rádio são os olhos do ouvinte e é preciso que haja coragem para assumir uma posição! Até porque eles estão a ver o jogo na televisão, com repetições e tudo.

Perdido por UM, perdido por MIL. Se o Passos Coelho me leva metade do Subsídio de Natal, EU DOU A OUTRA METADE a quem me provar - repito que vi as imagens - que o golo do Sporting era LEGAL!

Repito o que disse lá atrás. Ponho o pescoço no cepo por aquilo que vi.
ESTAVAM DOIS JOGADORES DO SPORTING (quase colados) em posição ilegal aquando do momento em que a bola sai do pé de quem cruzou, o momento que vale para ajuizar um fora de jogo.

E repito, estavam quase colados mas com um ligeiramente mais próxomo da baliza do que aquele que, no final do lance, acabou por introduzir a bola na baliza do Marítimo quando a jogada já tinha sido anulada pelo levantar da bandeirola do árbitro auxiliar.

Agora, não é ser mauzinho, é ser ISENTO, o que cada vez mais os Jornalistas não conseguem ser (sabem que mais de um terço deles não têm Carteira Profissional? Logo, não pode exercer a profissão? Um dia destes ponho aqui a lista...)

'Bateram o pé' em como o homem que marcou o golo - e que estava um passo atrás do outro - estava 'em linha' - que não estava, mas...

COMO É QUE O POBRE DO ÁRBITRO AUXILIAR - COM DOIS JOGADORES ADIANTADOS EM RELAÇÃO À DEFESA DO MARÍTIMO - poderia adivinhar que o lance iria ser concluído pelo que estava mais à frente ou pelo que estava ligeiramente (mas fora de jogo) mais atás?

É tão fixe estar de cu sentado e a olhar para as mesmas imagens que eu estou a ver - porque do sítio onde estão nem dá para perceber quem são os dos Sporting ou os do Marítimo, não fora os monitores de televisão - e, depois, porque nunca se sabe o que vai acontecer até ao fim, nem quantos tacos de basebol estarão à nossa espera... 'decidir' a favor dos da casa. Ou pior... da nossa cor!

MAU JORNALISMO.
O JORNALISMO QUE TEMOS.

Mas não esqueci que deixei um assunto a meio.
E só peço aos sportinguistas que matutem nele...

Trunfos de Godinho Lopes, o 'Calimero' - mas ele vai calar-se nas próximas semanas, vão ver - para tentar ser eleito: um treinador em ALTA, Domingos Paciência (paciência, Domingos, aceitaste!); e uma dupla tão eficaz no aspecto de conhecimento de mercado e capacidade de negociação que qualquer 'lagarto' indefectível (sem ofensa) ficou com a lingua a roçar-lhes os pés.
Tenho a certeza que entre os mais fanáticos, e principalmente depois do Villas-Boas ter-se pirado para Inglaterra chegou a pensar: «Campeonato para quê? Já ganhámos!...»

Acordem!

Luís Duque é um eucalipto. Seca tudo à sua volta.
Carlos Freitas um executivo. Faz o que o mandam fazer.
Godinho Lopes uma fraude, não percebe nada de nada... nem, como ficou demonstrado, conhece as Leis do futebol.
E, no meio disto tudo... Domingos Paciência anda à nora!

Dos DESASSEIS reforços - escolhidos pelos outros - não conhece patavina, daí preferir arriscar nos jogadores que já conhecia do ano passado... e só utiliza DOIS.

Ora, o ano passado foi o que foi e ninguém estaria à espera que qualquer fada com a sua varinha mágica transformasse aquela equipa vulgar numa equipa para ombrear com Benfica e Porto, por ordem de aproximação em termos de qualidade (ainda não vi o Porto, Porto, MAS SEI - até com árbitros heróis oferecidos pelo... Sporting! - que saem como favoritos.

E voltemos ao princípio para que os com mais fraca capacidade de armazenamento de memória o não esqueçam...

Palavras de Godinho 'Calimero' Lopes após a derrota do Sporting, em Alvalade:
«O Sporting tem sido sistematicamente (*) prejudicado e, indepemdentemente dos erros da nossa equipa, existiram erros da terceira equipa
[a de arbitragem] ».
(*) - Saudou e elogiou, há uma semana, um árbitro da 2.ª divisão regional de Aveiro que apitou o jogo dos leões com o Beira Mar


Palavras do mais que desiludido técnico Domingos Paciência:

«Não compreendo a postura da equipa na segunda parte. Não é positivo. Depois de fazermos o mais complicado e chegarmos ao golo não compreendo. A falta de agressividade nos lances de bola parada é difícil de explicar.»

Tem a palavra o TODO-PODEROSO Luís Duque que, aposto, atirará para cima do treinador, do qual nunca gostou, a responsabilidade do que está a acontecer.
Ainda por cima NÃO ESTÁ A UTILIZAR AS 'PÉROLAS' que o funcionário Carlos Freitas arregimentou, mas com o seu total apoio.
Seja lá isso o que for.

Meus amigos...
É ISTO O SPORTING!...
(Vá lá que este ano perderam já um concorrente directo, o V. Guimarães).
Também por fanfarronice do seu presidente!

Sem comentários: