domingo, 23 de fevereiro de 2014

... E É TERRÍVEL!

.
... CONFIRMA-SE: SOU MESMO MASOQUISTA!

Cada vez tenho menos paciência para ler as enxurradas de idiotices mas, pior do que isso, muitas das notícias sérias - sérias, de verdade, sem qualquer espécie de cinismo - que leio nos jornais que insisto em comprar, nos blogs, nas edições on-line dos mesmos jornais!... enfim, é OFICIAL, não gosto, irritam-me, 'torturam-me' e eu continuo a consumir. Sou Masoquista!

Comecemos pelas coisas que, por dramáticas, são sérias.
Mas maltratadas!

Dizem-nos os jornais que a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (Ministério Público) NEGOU às famílias dos seis jovens mortos na praia do Meco a figura de Assistentes no Processo em curso - ainda não se percebeu muito bem contra quem - porque, cito: "não apresentaram as Certidões de Óbito» dos seus filhos.

Entretanto, e segundo o CM de hoje, estes documentos estão, segundo os médicos legistas que os assinaram, disponíveis no Sistema Informático da Justiça, no local onde devem estar, no 'folder' do Instituto de Medicina Legal e ao(s) magistrado(s) bastavam dois ou três 'cliques' no 'rato' do seu computador.

E eu imagino-me na pele do pai de um destes jovens. Três dias depois, e já lá vão dois meses, do... acidente, e as identidades e as fotos dos seis eram do conhecimento público, graças à Imprensa. Os funerais foram feitos e um magistrado NEGA o direito dos pais o direito de se constituírem assistentes do processo porque... no pedido não ia uma folhinha impressa, com aquilo a que ele tem acesso através do Sistema Informático? Não foi para acabar com as folhinhas impressas que se desenvolveu, activou e se impõe o Sistema Informártico?

Voltando atrás...
... antes disso, nem todos perceberão o que vem a seguir, mas sei que há quem percebe.
Foi por causa da publicação das referidas fotos que o meu Amigo Jorge P. 'cortou' relações com o CM, isto depois de, estoicamente, ter resistido a uma semana inteira de manchetes a 'morderem' os calcanhares do seu GURÚ, um tal Pinto de Sousa com o nome de um filósofo da antiga Grécia pelo meio.

Voltemos então atrás...
... tento imaginar-me na pele do pai de um desses jovens colocado perante a decisão desse magistrado. Dentro de TUDO o que estivesse ao meu alcance, coisa boa não seria, de certeza. nem para um, nem para o outro porque acabaria por ter de assumir os meus actos!

..................

Outra coisa séria.

Uma mulher de 43 anos, desempregada de longa duração, mas disponível para trabalhar - diz mesmo que aceita qualquer emprego num raio de 10 km do sítio onde vive, que cumprirá, duas vezes por dia a pé porque não tem dinheiro para transportes -, revela o seu drama. Há muito que o jantar dos filhos, de 9 e 11 anos é apenas pão e leite. Não tem qualquer rendimento e, quando a pensão do pai dos seus filhos se atrasa, o que parece ser recorrente, vê-se sem qualquer dinheiro uma vez que o Rendimento Social de Inserção lhe foi cortado. Deve seis meses de renda da casa e está, a todo o momento, à espera de ser posta na rua com os dois filhos menores.

Mas a SEGURANÇA SOCIAL 'felizmente' não dorme e, aparentemente, "já foi aberto um processo de promoção de protecção de menores que pode ditar a... institucionalização dos menores".

Descodificando: a única intervenção a esperar da Segurança Social é a de tirarem os filhos à mãe e coloca-los numa qualquer instituição. E a mãe? Que se dane, é apenas e somente um número para a mesma Segurança Social que terá de PAGAR seja a uma instituição ou a uma FAMÍLIA DE ACOLHIMENTO, mas não pode ajudar UMA MÃE A FICAR COM OS SEUS PRÓPRIOS FILHOS.

E fiquei sem vontade de entrar no rol de baboseiras que vou lendo. Como «o avançado DEU um túnel ao guarda-redes» (A BOLA on-line, aqui há uns dias), ou  «Jogámos com dez portugueses de início indo DE ENCONTRO ao que o presidente deseja para o clube (treinador do Benfica B 'citado' no Record de hoje)!

'desafastem-se de mim!...'

Sem comentários: