39 ANOS JÁ PASSARAM!
Três em cada quatro pessoas que, por puro acidente, vierem a ler isto, nem saberão do que é que eu estou a falar. Verdade que eu tinha apenas 14 anos e, honestamente, não dei por nada. A não ser que naquela 5.ª feira (tal como hoje, era uma quinta-feira), quando me levantei a minha mãe disse-me que não podia sair de casa; que não havia escola; que havia uma revolução!
[xxx]
Terá sido a primeira vez que eu ouvi esta palavra - mentira, já estudara a Revolução Francesa, por exemplo - mas foi, quase de certeza que a minha mãe a pronunciou.
Sou filho de gente simples, com apenas a 4.ª classe e, não é brincadeira, o meu pai fê-la de noite, já trabalhava; aliás, já eu era nascido.
O meu pai estava emigrado em 1974!| Derramando o seu suor em turnos de 12 horas a construir bairros Sociais na então Alemanha Ocidental. Quando a nossa 'patroa' Merkl, ainda de bibe e babete, brincava do outro lado, na Alemanha de Leste sob os braços protectores da União Soviética!
MAS O QUE EU QUERO AGORA, E AQUI, É CELEBRAR O 25 DE ABRIL DE 1974!
Já tínhamos, há muito, muito pouco tempo um receptor de televisão em casa. Graças aos marcos.
E tínhamos aparelho de rádio, claro.
E eu fiquei colado aos dois.
Não! Não me vou 'armar' e dizer que percebi logo tudo. Aliás... não percebia nada.
Mas nos meses seguintes, porque sempre fui leitor de jornais e consumidor de informação, viesse ela de onde viesse, já me podia rir... A Guerra Colonial tinha acabado e eu, que daí a três anos iria engrossar o rol dos condenados, porque não tínhamos conhecimentos [padrinhos] que me valessem fora 'salvo pelo gong'.
Depois... foi todo um conjunto de acontecimentos mais ou menos encadeados, os quais já não me escapavam! Até porque a Revolução desceu à escola, mesmo que fosse apenas secundária...
Mas o objectivo deste 'post' não é o de contar como eu, 'teen-ager' (palavra que ainda não existia no nosso vocabulário) vivi aqueles meses, aqueles primeiros anos...
SÓ QUER, AQUI, E APESAR DE TUDO - MAS A MAIOR PARTE DELES NÃO TEVE CULPA - AGRADECER ÀQUELES JOVENS MILITARES QUE NESTA MESMA MADRUGADA, FAZ AGORA 39 ANOS, GENEROSAMENTE CORRERAM TODOS OS RISCOS para mudar este país!
Obrigado Capitão (serão para todo o sempre capitães) Salgueiro Maia, Obrigado Almeida Bruno, Obrigado Melo Antunes, Obrigado Vasco Lourenço, Obrigado Almeida Contreiras, Obrigado Durand Clemente... OBRIGADO OTELO!!!
E perdoem-me os que não citei, mas não estou a copiar isto de lado nenhum, cito de memória!
Alguns já nos deixaram! Alguns, cedo de mais!
Outros, acharam que, afinal, se podia ficar pela «meia-«revolução...
Quem sou eu para, passados todos estes anos, e com a liberdade que me deram de escolher, os criticar? Porque os meus escolhidos nunca ganharam?
Ainda me orgulho de todos eles. Até porque, entretanto, foi-me possível identificar aqueles que, há muito não tenho dúvidas que foram os verdadeiros 'coveiros' da nossa SONHADA MAS NUNCA CONCRETIZADA DEMOCRACIA.
Mas também eles vão voltar a ser pó.
Não foi o esfíngico Eanes; não foi o 'cow-boy', adepto arreigado das putas e vinho verde do Neves... nem tão pouco foi o medroso, que sofre de evidente complexo de inferioridade Cavaco.
--------------------------------------
Puxemos o 'filme' um pouco atrás.
Os três principais partidos tiveram, cada um deles, um líder marcante que, ainda hoje, ainda que fantasmas, em vez de, como nas histórias de fantasmas, onde estes estão acorrentados, acorrentaram as respectivas tribos.
Sá Carneiro, e ainda hoje seria vivo não fosse... ter sido morto, mesmo afastado da vida pública não teria permitido que o seu partido descambasse para uma espécie de... 'coisa' que nem partido é!
Álvaro Cunhal, mesmo com a volta que o Mundo deu, mesmo que a absurda ideia de que os 'velhos' aguentariam o partido, renegando a renovação, talvez já não fosse vivo, devido à idade, mas teria evitado o 'escorreganço' das suas cores e, provavelmente, evitado a fragmentação á esquerda...
Finalmente, e não por acaso, o exemplar que contraria uma história de séculos, a de que os ratos são os primeiros a abandonar o barco: Soares!
Defensor (EU) incondicional do direito à autodeterminação dos antigos territórios sob administração portuguesa, sou capaz - e não compreendo como não vejo outros exemplos concordantes - de apontar o dedo ao velho que, esperto, foi capaz de comer de dois pratos, prejudicou de forma criminosa o País, entregou de forma criminosa, nomeadamente Angola, à facção que nunca apoiaria, a não ser a troco de qualquer coisa, e teve a lata de continuar a apoiar a outra facção. Esta sabemos que a troco de mais valias que não deram nada ao País, mas que a ele... Lembram-se de o filho ter sido abatido - melhor, e para ser objectivo - um avião onde o filho seguia, com marfim e diamantes, ter abatido pelas tropas do Governo que ELE pôs no poleiro?
Quem MATOU A NOSSA REVOLUÇÃO?
Soares! E em proveito próprio!
-----
E, Nesta Datai Inolvidável,
e, perante a situação que o País atravessa,
c com esta Geração de 'políticos' que não fez mais nada na vida e cujo currículo há-de ser qualquer coisa assim:
- Chefe de turma, com o apoio do partido A;
- presidente da Associação de Estudantes da escola X, com o apoio do partido B;
- presidente da associação académica da universidade Y, com o apoio do partido C;
- presidente da j... (seja de que partido for):
- candidato a deputado pelos J (seja de que partido for):
- deputado... seja de que partido for;
- sub-secretário... 8seja de que ministério ou partido for;
- secretário... Seja de que ministério ou partido for;
--- com sorte... ministro, seja do que for, seja de que partido for!
NUNCA TRABALHOU NA VIDA!
Nesta data inolvidável, só lamento uma coisa...
Amigo OTELO, devias mesmo ter metido algumas centenas no Campo Pequeno e passálos a 'pente' de G3...
... com um bocadinho de sorte muitos destes 'galarós' nem tinha nascido!
Sem comentários:
Enviar um comentário