quarta-feira, 14 de março de 2012

Vergonha!...

.
Atente-se à forma como o Futebol português cresceu.

Foram Homens como Cândido de Oliveira e Ribeiro dos Reis, só por acaso, dois dos fundadores do maior jornal desportivo nacional que, como jogadores, eles próprios, depois treinadores, depois Jornalistas (acumulando), viajando, vendo como se fazia lá fora e o que era possível adaptar à nossa realidade, o alavancaram. E não descure, seja quem for, a parte de... Jornalista!


Estamos, e não me venham com coincidências, a atravessar um dos piores momentos da nossa História, enquanto País independente, o mais antigo do Mundo, a dispersar as atenções 'à boleia' de "arrivistas" que não merecem o mínimo de credibilidade. Falo, é claro, da questão do aumento de número de clubes nas Ligas 'profissionais'.



E do incompreensível 'distanciamento' dos Jornais Desportivos (ou para-desportivos) quando era deles mesmo que esperaríamos que preenchessem a primeira linha de trincheira contra esta anacrónico 'golpe de estado' que, acredito, quero acreditar, venha a ser abortado.


Vamos lá ver umas coisa...

Para quem duvide: Lí os mesmos livros, bebi nas mesmas fontes que os 'doutos' directores dos Jornais Desportivos. Não me substimem!
[o que sempre fizeram, aliás]


A hora não é a de reduzir responsabilidades a um pichavelho de meia coluna de página, mesmo com a 'crista' adornada com um mui desconchavado nome de 'editorial'.

Haja, pelo menos um, que assuma a luta de peito aberto.


NÃO, NÃO, NÃO!... 'Somos contra o aumento do número de clubes nas divisões profissionais.'

Mais...

... e aqui gostaria de VER TODOS UNIDOS:

'QUEREMOS QUE A LEI SEJA CUMPRIDA'!


Tchiiiiiii.... surpreendidos!
Eu sei já sabia.


Quem não é filho é afilhado, e dão de vocês próprios uma péssima imagem.
O pior é que arrastam a Classe convosco...

Mas nem todos os Jornalistas subiram na hierarquia por canina obediência às chefias.

A maioria de nós, pese embora tenha que sofrer as consequências, JAMAIS nos remeteremos à vontade, não do 'sr.' director - hoje em dia uma figura tipo 'Raínha de Inglaterra' (não manda nada!) - mas dos administradores caídos de pára-quedas.


E já por mais de uma vez aqui referi que, recém chegado à administração do meu Jornal, um tal engenheiro de não sei o quê - que ainda lá está e, provavelmente, me despedirá por escrecer isto - foi 'pontapeado para canto' pelo Grande Vítor Santos. Que era... 'apenas' chefe-de-redacção. Mas era Homem e os tinha no sítio!


A reunião de presidentes das ligas profissionais, mesmo com o voto contra dos clubes com maior representatividade, 'aprovou' uma aberração: a 1.ª Liga, para o ano, terá 18 clubes o que significa que, este ano nenhum descerá...


Em relação à 2.ª Liga conta tanto que nenhum Jornal esportivo lhe dedicou uma linha sequer...


Mas deram voz a aberrações como esse Fiúza que não se fica por meias medidas e AMEAÇA, primeiro, atrasar o início dos jogos em meia hora (treta! porque nem é o clube, é ele mesmo, que 'come' do bolo da SportTV e todos sabemos que, em termos de televisão, horários são sagrados - porque é que nenhuma porra de jornalista o confrontou com isto???? São ignorantes, burros, como já estou cansado de escrever), depois com a paralização do campeonato.


No passado dia 13 deste mês, o 'Correio da Manhã' publicou uma lista na qual constam os clubes com ordenados em atraso.


NENHUM DIRECTOR DE NENHUM DIÁRIO DESPORTIVO TEVE COLNHÕES PARA A REPRODUZIR.


Nem seria da sua responsabilidade, já que tanto tremem... era o 'Correio da Manhã' que dizia...
Nada! Népias, Nicles!...

Mas não me surpreendeu. Comem todos no mesmo prato!

Mas este desgraçado País ainda tem Leis!

Em termos desportivos, quem não paga ordenados ou tem dívidas à Segurança Social, não pode inscrever-se num Campeonato Profissional por isso... (chamem-me ingénuo) acredito que, não só não haverá alargamento das Ligas Profissionais como qualquer das duas será radicalmente reduzida. ASSIM SE CUMPRAM AS LEIS.


E é sobre isto que gostaria que os Jornais de 'futebol' se pronunciassem. Calar é consentir.

Consentir é alinhar numa ilegalidade quando todas as outras classes profissionais estão a ser esmagadas... e deixaria a descoberto 'carecas' de pseudo-democratas-humanistas e defensores de uma justiça social, posição que têm vindo a assumir, a descoberto.


Para terminar...

A Lista que está aqui ao lado saiu no 'Correio da Manhã' há três dias... é confirmada pelo Sindicato dos futebolistas... porque é que a não vimos ainda nos jornais 'desportivos'?

Sem comentários: