quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

DIETA MEDITERRÂNICA

.
AS IDIOTICES QUE SE PUBLICAM... QUE LEMOS
E QUE ALGUNS, INGENUAMENTE, REPRODUZEM
.

«Depois do Fado, Portugal alcançou mais uma inscrição na lista do Património Imaterial da Humanidade.

Com uma candidatura plurinacional liderada pela Câmara Municipal de Tavira (1) - em conjunto com Espanha, Grécia, Marrocos, Itália, Chipre e Croácia (2) - a dieta mediterrânica obteve a distinção (3).

Os principais aspetos desta dieta  - não se trata de uma forma de perder peso, mas sim um conjunto de hábitos alimentares saudáveis (4) - assentam no elevado consumo de azeite extra-virgem (5) e legumes, cereais refinados (6), frutas, vedetas (7) e peixe, o consumo moderado de laticínios (8), baixo consumo de carnes e derivados (9) e o consumo moderado de vinho tinto (10).
Bom apetite!»


O que leram até aqui retirei eu do Blog de um amigo que não tem nada de parvo, antes pelo contrário (atenção que o antónimo de parvo é... esperto, e não outra coisa!), tem um Curso Superior mas, aparentemente se limitou a fazer Copy&Past de qualquer coisa que 'pescou' na net! E deu para o torto, como é fácil de perceber.

Ora, como podem ver, sinalizei 10 (DEZ) pontos que, só por si, ridicularizam esta... 'notícia' e o 'imaginativo' conceito do que é a Dieta Mediterrânica ou Ementa Mediterrânica, que seria a expressão bem mais fiel.
Vamos lá 'desmontar' esta charada... e comecemos pelo ERRO MAIOR:  

- património... IMATERIAL?
--- Mas há alguma coisa mais... MATERIAL do que aquilo que comemos? Não, não há! Material não são só os Monumentos, os popós todos janotas, os apartamentos em condomínios, mais ou menos fechados e... os diplomas de cursos superiores. A montante disso tudo está a nossa alimentação, quanto mais saudável melhor, pese embora este seja, também ele, um conceito moderno. Perguntem ao meu Pai que, tem 77 anos, o que é isso do azeite extra-virgem' e sei de um vizinho meu, homem da mesma idade, a quem se eriçam os pelos todos quando ouve falar em 'leite magro e leite gordo'; e tentem convencê-lo. A sua resposta é sempre a mesma e às vezes até o 'provocamos' só para o ouvir: "Guardei cabras desde os meus sete anos até ir para a tropa e não havia cabras com leite mais magro ou gordo do que as outras, o leite era todo igual". E não tentem explicar-lhe... simplesmente terão como resposta a mesma frase. E ele acredita que está certo. E ele está certo. Rege-se pela sua experiência de vida e não faz a mínima ideia de quem foi Pasteur!

- o FADO, tal como o TANGO já o era, e deverá haver mais formas de expressão artística que eu, confessamente desconheço, é, de facto... IMATERIAL! As Ementas, ou dietas, NÃO!

Prossigamos...

(1) - Fica sempre bem puxarmos a 'brasa à nossa sardinha', mas se a CMT foi a subscritora, por parte de Portugal, a candidatura foi supranacional e, só por isso, por ter sido uma candidatura supranacional a UNESCO acabou por a aceitar e depois a institucionalizar.

(2) - Falta aqui a França...

(3) - Não se tratou, absolutamente não o foi... uma DISTINÇÃO! Foi um RECONHECIMENTO! Como é bom de ver.

(4) - Mas é essa, exactamente, a definição de dieta. Comida saudável e não 'habilidades' para perder peso.

(5) - Já expliquei isto.

(6) - Mas que diabo virá a ser isto de cereais refinados? É a primeira vez em toda a minha vida que vejo tal coisa impressa, e NUNCA A OUVI!

(7) - Esta então deixou-me de rastos... VEDETAS? Assim como o quê? Tinha uma frase na cabeça mas não a vou escrever... ainda acabava processado! Tipo... Catarina Furtado para nós, os homens; Diogo Morgado para as mulheres ou... o Castelo Branco para os 'coisos'?

(8) - Consumo moderado de lacticínios? O prato que representou a Grécia neste painel é uma salada cujo principal ingrediente é o... iogurte!

(9) - Baixo consumo de carnes e derivados! Esta é brutal! Portugal concorreu com o Cozido à Portuguesa, com os enchidos, com as chanfanas de borrego, com as alheiras... donde é que saiu esta total parvoíce? 

(10) - Estamos a falar de um património MATERIAL, que não é... 'julgado' pelas regras dos últimos 10 anos mas pela História, ou pelo histórico daquilo que é a Ementa Mediterrânica! Embora espere, sinceramente, que tal NUNCA venha a acontecer, ainda demorará alguns anos para que os hamburgers e as 'colas' venham a ser considerados Património Material da Humanidade! Significa que o reconhecimento da Ementa Mediterrânica assentou na sua História desde os primórdios dos tempos. Moderação, aqui, soa-me a SG-Light, passe a publicidade.

Tenho pena que este meu amigo me tenha bloqueado e coartado a possibilidade do contraditório... pelo menos a possibilidade de o avisar o quanto, de quando em vez, se deixa 'enterrar' na merda até ao pescoço. Só o queria ajudar.

Sem comentários: