segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Suprema Humilhação!...

Hoje, há pouco, quando abri o meu e.mail senti-me violentado por isso venho aqui 'desabafar' em público.

O Senhor Director do Instituto [ou lá o que seja] Tributário escreveu-me!
Claro que sei que não me escreveu a mim, pessoalmente, que é uma mensagem 'chapa 4' distribuída por todos os Contribuintes que lhes facilitaram o endereço electrónico.

E sei perfeitamente que o conselho/aviso/intimidação há meses que fora revelado pela Comunicação Social. Portanto nem de um choque se tratou. Então, porque é que me senti violentado?

Deixem-me expôr a situação de outra forma. Quem me conhece, mas me conhece realmente, sabe que eu sempre, pelo menos tentei, 'pôr-me do outro lado' antes de assumir uma posição.
Este caso é exemplar. Claro que a mensagem seria distribuída por todos os que cederam ao tal Instituto [ou seja lá o que fôr] o seu contacto de correio electrónico. Um dia destes receberei uma mensagem no telemóvel e, não descarto a possibilidade de até vir a receber uma carta. Há uma mensagem a passar e isso tem de ser feito.

Passo de novo para o meu lugar. A do receptor.

Então o sistema tributário nacional anuncía-me que DEVO exigir factura
- quando vou a uma oficina de automóveis mudar a lâmpada dos médios do meu carro (a);
- quando vou ao meu barbeiro de sempre para que me dê um 'caldinho' (b);
- quando vou à tasca da esquina beber uma bica (c);
- ou quando pernoito - coisa que o português, mesmo da classe média [e não me considero tal] faz, como 'todos sabemos' assim... dia sim, dia não - num hotel.

É o problema das 'chapa 4'! Alinham toda a gente pelo mesmo padrão.
Mas volto a vincar que até percebo. É totalmente inexequível enviar a mensagem de outra forma.
Mais, e esta é uma das partes que me fez sentir violentado, toda a gente sabe que, tirando os trabalhadores por conta de outrém - ou os ainda mais desprotegidos que trabalham a 'recibo verde' -, 'liberais', como advogados, médicos, engenheiros, médios - e até pequenos - empresários são 'irreconhecíveis' pelo tal Instituto [ou seja lá o que seja] Tributário porque apresentam as suas contas através de empresas de contabilidade.

E o que é que me é 'oferecido' em troca das facturazinhas das bicas, do galão com meia torrada, ou mesmo da troca da lâmpada dos médios do carro, da 'caldiçazinha' no barbeiro ou numa escapadinha num hotel?

250,00 € de desconto no IRS se eu gastar, nestes 'items', mais de dois terços do meu ordenado anual!
Só isto é pornográfico! Mas eu deixei umas aliniazinhas lá atrás, façam o favor de o recuperar.

(a) - EU não tenho carro!
(b) - Para meu mal, o meu cabelo não cresce, cai devido à doença de que sofro!
(c) - É raro beber uma bica (e jamais pediria uma factira por isso); e não posso comer fora simplesmente porque, por causa da doença que padeço tive que extrair todos os dentes que me restavam e, agora, por falta de massa óssea nem posso colocar aquelas próteses corriqueiras, e por causa da doença, em si, nem posso por aqueles dentinhos bonitos enrroscados nos maxilares... viriam todos agarrados á primeira dentada que desse a uma simples sandwich...
- Quanto ao hotel...

Mas atenção a uma coisa.
Ninguém que me conheça vai duvidar da minha honestidade em termos intelectuais. Isso não foi tocado pelo mal que me tomou. Por isso não esperem da minha parte um ataque despudurado à actual administração do País!

Seria o mesmo que - e isso, infelizmente acontece - 'berrar' contra os bombeiros que levaram mais 15 minutos a chegar, em vez de pedir a cabeça a quem incendiou a floresta!

Não é este Executivo que, irremediavelmente, está refém do que a Europa (ou a Alemanha) decide que é o culpado. É o bombeiro.

Procuremos quem ateou o fogo! Esse, está em Paris a viver à custa - porque é que, passado todo este tempo, ainda não sabemos - de quem?

E o 'pai' dos 'resgates' financeiros, tal como, noutro âmbito, dos 'recibos verdes', é inqualificável Soares pai! No fundo, quem nos afundou foi quem, ainda hoje, reclama que nos 'salvou' de uma Governação que merecíamos, muito mais à esquerda desse PS que não passa de um 'travesti'. Aparece homem quando lhe dá jeito, exibe-se como mulher quando lhe dá jeito.

Vade retro!...

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Começámos a Partir...

.
Fui, abruptamente apanhado de surpresa. Verdade que o nosso relacionamento directo ficou perdido lá para trás, no tempo; no tempo em que ambos apanhávamos o mesmo comboio de regresso a casa. Eu ainda nem tinha entrado n'A CAPITAL; já era Jornalista, tinha a minha Carteira Profissional mas ainda procurava um porto seguro. Eram ainda os tempos dos Recibos Verdes...

Ele, que reencontrara alguns anos antes na Maravilhosa Aventura que foi a passagem pela Rádio 2000, Emissor Regional de Alverca - uma 'piratinha' que teve a virtude de se lançar no futuro daquilo que, na altura, pensávamos ser o das Rádios Locais; esta quee terá sido das primeiras a ter um Departamento de Informação e, agregado a este, um Núcleo de Desporto - e que viria a integrar este mesmo pelas mãos do Zé Noras, tal como outros, provindos do Bom Sucesso, na altura Bairro muito mais periférico do que é hoje em dia. E era lá que 'morava' a RDM.

Recuando mais, muito mais, no tempo, ele foi meu companheiro de turma durante todo o Secundário, na velhinha, e agora abandonada, Escola Técnica Gago Coutinho. Ele, eu, o Mário... o Manel, que daqui a nada fará quatro anos que nos deixou. Eramos 30! Não faço a mínima ideia de por onde andam os outros 27! Ele e o Manel já nos deixaram. O Mário creio estar bem, dentro daquilo que convencionámos ser o 'estar bem'. Como eu estou, embora em relação a mim os 'critérios', ditou a roda da sorte, se tenham apertado consideravelmente. Eu ainda estou vivo.

Morreu o Chico Camisão!

Não chegou connosco, Manel, Mário e eu - fomos sempre da mesma turma - ao fim do curso. Não connosco que em 1977 completámos o então equivalente, nas Escolas Técnicas, ao 7.º ano dos Liceus que (ainda) era para quem tinha mais condições económicas que os filhos de operários fabris ainda não haviam atingido.

Reencontrei-o - e alguém se vai lembrar disto - no dia 1 de Janeiro já não sei de que ano! Mas foi há 25 ou 26 anos... 26! A RDM estivera, pela primeira vez na sua história, 24 horas no ar.
Começámos, a equipa dessa emissão especial - de que o Mário fez parte - às 20 horas do dia 31 de Dezembro e 'devolvemos' essa mesma emissão ao horário da 'grelha' normal às 8 da manhã.

Em vez de ir para a cama, fui para Lisboa onde já estudava. E nesse comboio das nova e coisa dez e tal, reencontrei-o. Não nos víamos há anos.

Foi quando trocámos informações.
«Estou nos jornais»...
... «Sou Bombeiro Profissional nos Sapadores Bombeiros de Lisboa.»

Alguns meses mais tarde, apareceu na RDM como comentador desportivo. Fez dezenas de trabalho como 'enviado' a este ou aquele campo, e estreou-se como relator de jogos de futebol a meu lado e do Afonso Castro num Torneio Internacional de Futebol, nas camadas jovens, onde tive o indiscritível prazer de ter, como meu comentados um Senhor do qual já ninguém se lembra; o Senhor Wilson Brasil.

Mas o Xico teve a humildade de reconhecer que lhe faltava algo para poder fazer um relato de um jogo de futebol e nunca, mas nunca, deixou de colaborar com a nossa equipa.

Ia para jogos, chamemos-lhe, de segunda dimensão, dos quais só tinha que dar informações.
Mas esteve connosco até ao fim.
Da RDM, entenda-se.

Entretanto, eu entro para A CAPITAL, os horários são outros, depois para A BOLA, outros horários bem diferentes... e, acho que há mais de 15 anos que não via o Xico. Que não falava com o Xico.

Não vou mais falar!

Depois de ter visto isto, hoje num jornal, tentei saber mais alguma coisa.
Pouco soube.
Terá falecido no sábado, talvez na sexta... foi cremado no cemitétio da Póvoa, no Domingo, talvez no sábado...

Sempre no meu coração, Amigo!

sábado, 26 de maio de 2012

E o Pinóquio... Era Aquele Que Todos Sabíamos!

.
Já deveria ter sido demitido, essa é que é essa!

Mas... se o Sócrates/Pinóquio não se demitiu, nem o demitiram nos casos José Eduardo Moniz/Manuela Moura Guedes...
... tens a certeza de que tens colhões suficientes para bramir em favor da demissão deste?

Eu estou doido, ou não fomos enganados duramte SEIS ANOS pelo pseudo-engenheiro, formado numa pseudo-universidade, incluindo um exame atestado numa folha onde já constavam os três últimos algarismos acrescentados ao Código Postal, mas com uma data bastante anterior àquela em que esta norma - CP c/9 dígitos - foi implementada?

Socráticos... tenham a decência de ter um pingo de vergonha na cara e calem-se.
De uma vez por todas.

Mas vais continuar a insistir que o PPC é o responsável pelo PEC que o Zézinho/Pinóquio já concertara com os os seus 'donos' europeus.

Podes continuar a tentar enganar os teus amigos - de onde?, ora pois, da mesma pseudo-Universidade onde a oligarquia angolana lavava dinheiro - mas a mim... por favor, exijo-te um mínimo de respeito.

O tei QI de 80, só por uma onanistica pretenção de protagonismo - e também um tudo nada de falta de vergonha - se pode querer opor ao meu de 175.

Queres fazer a prova?
[Aviso-te já que não deixam dar pontapés np tabuleiro das perguntas!... ]

E nem falo das tuas duas 'gloriosas' aparições em concursos da TV porque... tenho vergonha!

Ah!... já tens nome para a sanita?...

Há, mesmo que não acredites, um limite para o ridículo e tu já o atropelaste duas dúzias de vezes...

Mas haja saúde e harmonia.
Não vais ficar a pensar que eu penso mal de ti...

És o mesmo puto - ainda que maior - que, ali onde é a Quinta do Galvão, jogavas sempre porque... eras o dono da bola!

[não vais publicar pois não? Merda! lá vou ter que ficar aqui mais um quarto de hora]

Mas não te sintas culpado, tenho um electroencéfalograma daqui a bocado às 8.30 horas, e não posso dormir esta noite...
Beijinhos e abraços


quinta-feira, 3 de maio de 2012

A Estrondosa Derrota do Sindicalismo Cristalizado No Tempo

.
Nota prévia: É com muita mágoa - e alguma vergonha - que tenho que assumir isto. Coisa que NENHUM SINDICATO FEZ.

Foram gozados, como todos nós o fomos, mas foi a eles que o ónus foi cobrado. E não foram capazes de, nem três dias depois, encontrar uma resposta inteligente para a 'manobra' - tiro-lhe o meu chapéu (embora o condene, como é evidente) - prepertada por Alexandre Soares dos Santos, o CEO do Grupo Jerónimo Martins, proprietário da cadeia de supermercados 'Pingo Doce' que, provocatoriamente - pelo menos, leiam as opiniões dos editorialistas dos jornais - ou numa claríssima demonstração de quem é mais forte e de quem 'manda aqui', seja lá o que disso vier a resultar, 'chutou para canto' as manifestações do... 'glorioso' 1.º de Maio.

O homem que, mal se vislumbrou a hecatombe da economia nacional tratou de transferir para um outro país a sede da Holding que congrega todos os seus interesses financeiros, um país onde, por acaso, a carga fiscal sobre as empresas é menor do que em Portugal, ganha dinheiro - foram, segundo os jornais, cerca de 68 Milhões de euros no primeiro trimestre deste ano - cá... e pada impostos [menos impostos] lá.

Ninguém se atreveu a contestá-lo!

[Não é que, de súbito, senti saudades das privatizações pós 25 de Abril de 1974?]

Os comentadores residentes - quem é que, hoje em dia, não precisa, pelo menos de dois empregos? - de todas as televisões, baixinho disseram que era um golpe baixo mas, nos momentos mais apropriados, aqueles que geram os famosos 'sound-bites' sacudiram a água do capote. A empresa é dele...

E chegamos ao 1.º Maio!

1 - a CGTP leva ao palco a 35.ª reposção de um 'espectáculo' com textos decalcados e actores bem piores do que na altura;
2 - o caso da UGT é ainda mais confrangedor; não tem textos nem 'artistas'. Limita-se, ano após ano, a fazer um bocadinho pior que a Intersidical. Eu, em 1977 já trabalhava. Fui, e ainda sou e sempre o serei, sindicalizado; por mais que não seja, para chatear o patrão! Assisti ao nascimento dos 'amarelos'; mal nascidos, mal conduzidos, serão sempre a sombra dos rivais que... para mal dos seus (UGT) próprios pecados, não evoluiram nem um palmito, desde os anos 80. E eles mantêem-se... logo atrás (porque a 'união' dos sindicatos afecta ao PPD - ainda era PPD - foi um nado-morto.)

Tem sido asim ao longo das últimas, muitas, décadas, mas este ano foi introduzida uma nova e inesperada variante...

O Senhor Alexandre Soares dos Santos, provavelmente com 'stocks' no limite da validade legal - não é que os não conseguisse escoar... - como se diz na minha terra, com uma cajadada resolveu matar dois coelhos. E o que é que será que ele não consegue fazer nesta imitação de País?
'Decreta', como Salazar o fez durante o seu consulado, que o Dia do Trabalhador passaria a Dia do Trabalho e ordena que as quase 400 lojas, daquela 'marca' vão abrir ao público ignorando um Feriado Nacional preservado(?) na Constituição da Reública!

E aqui acontecem duas coisas que, aparentemente, NÓS, PORTUGUESES, ignoramos... ou pretendemos ignorar, assobiando para o lado.

As uniões sindicais, ambas, balbucionam algumas críticas mas abstêem-se de tomar uma posição de força. Porquê?

Porque os pobres coitados dos trabalhadores deste, e dos outros grandes centros de retalho nem sequer são sindicalizados porque isso significaria que, no final do primeiro mês de contrato o veriam denunciado pelo patrão. Ganham uma miséria, todos o sabemos. As lojas abrem às dez mas, parte deles, têm que lá estar às 6 da manhã para receberem os distribuidores; o primeiro turno, que deveria terninar às 15 prolonga-se até às 18, ou mais porque quem esteve nas 'caixas' passa para a 'reposição' e os que entram às 14, depois das lojas fecharem, às 23, ficam ainda mais hora e meia, duas horas a fazer... 'reposição' e, em muitos casos, limpezas.

TUDO por um 'gordo' ordenado de (líquido) pouco mais de 400 euros na esmagadora maioria. Safam-se os 'gerentes' de loja e os seus assistentes.

E as centrais sindicais sabem disto. Claro que sabem!... Mas não têm, num universo de, todos os supermercados juntos, mais de 45 a 50 mil trabalhadores, mais do que 40 ou 50 sindicalizados, logo, por defeito, deixam perceber que não interessam. São 'carne para canhão'.

E é, sabendo perfeitamente disto, que este ou - poderiam (ou não são?) - os outros três ou quatro Alexandre Soares dos Santos pérfidamente, usando o 1.º de Maio lança uma campanha de 50% de desconto a quem gastar, em caixa, pelo menos 100,00 €.

E o que é que nós vimos?

Primeiro, e atentem nisto, uma primeira pazada de terra para a cova do sindicalismo, que está morto, mas que ainda não o percebeu. Houve, é evidente que houve, MAIS GENTE, ATÉ À PORRADA, nas lojas daqueles quase 400 supermercados que nas manifestações, acumuladas, das duas 'uniões' sindicais que - e é este o primeiro sintoma do fim - preferiram continuar as suas 'festas', com alentejanos de preto chapéu de aba - que JÁ NINGUÉM USA NO ALENTEJO -, 'pescadores' de camisa de flanela aos quadrados e 'operários' de fato de macado de ganga azul...

Recordações. Apenas recordações de um tempo que já não volta...
É disso que vivem.

Mas voltemos aos supermercados...
Uns, obrigados a trabalhar (com compensação?, não sei!) e muito... tal a afluência de gente.
Outros mandando às malvas o 'folclore' das centrais sindicais e que atropelaram, esmurraram, ofenderam... só para levarem mais 'packs' de cerveja e garrafas de whiskie daquele 'marado'!
Mas tinham que ter cem euros para poderem ter desconto...

O que é que ficou por pagar desta vez?
A prestação do carro? O frigorífico novo? As explicações dos filhos?

Não interessa!
Neste último - o diabo seja cego, surdo e mudo - 1.º de Maio, Alexandre Soares dos Santos teve mais gente - e, humilhação das humilhações - mais polícias a controlarem a sua... 'manifestação' do que as duas centrais sindicais juntas.

E o 'povo' faminto, espezinhado... espremido pelo Capital, cagou-se nas promessas dos sindicatos e foi a correr gastar CEM EUROS num supermercado de um capitalista!

Que já prometeu que não vai ficar por aqui... e eu acredito.

É que a mensagem não é só para as inóquas centrais sindicais, é também para quem nos governa. E é irrelevante quem nos governa agora ou nos governou antes... MAS É MUITO IMPORTANTE para que vier a governar-nos a seguir.

A não ser que seja o Senhor Alexandre Soares dos Santos.

E não é que a mim nem sequer me incomoda? Deve MANDAR QUEM PODE... e ele já deixou uma pistazinha. Pelo menos reduziu todos os outros quadrandes, da política à economia, àquilo que hoje valem: NADA!

Haverá Mais Alguma Explicação... Defensável?

.
Ponto prévio, o tema agonia-me até ao vómito. Mas não o posso ignorar.


Refiro-me ao 'Caso'-Casa Pia...

... [alguém se lembra do que aconteceu nos anos 60, ainda com Salazar no seu pleno vigor, e que ficou conhecido como o 'caso'-Ballet Rose? Até houve uma série televisiva que no-lo mostrou, aos mais novos - nos anos 60 tinha acabado de nascer - e recordou aos mais velhos, velhos militares situacionistas, empresários que se julgavam acima da Lei, quadros da polícia política e, até membros do governo de mesmo Salazar]...

... o 'Caso'-Casa Pia arrasta-se há uma eternidade. Já houve condenações mas, lá está, com o poder do dinheiro, sucedem-se os recursos subindo, degrau a degrau, a hierarquia judiciária e adiando sine die a concretização do cumprimento de pena daqueles que já foram considerados culpados.

Entretanto, e pelo meio, mas com uma incidência cada vez maior - diária, mesmo - um jornal, o 'Correio da Manhã', não consegue evitar, em quinze dias não fazer manchete, pelo menos, quatro vezes, com relatos de... 'monstros' que violaram crianças.

E a panóplia alarga-se cada vez mais. Começou por ser o vizinho que atraía as criancinhas, depois o padrastro que violava as filhas menores da nova companheira, depois os tios que, numa nuance, já violavam rapazinhos, depois PAIS que violavam as próprias filhas, há dez, cinco, três anos, antes dos PAIS que violam... os próprios filhos menores.

Eu avisei que me levava ao vómito.
É que, no último ano e meio, bem somado, já ultrapassámos, segundo as notícias do 'Correio da Manhã', e muito a centena e meia, quase duas centenas de casos. Que aparecem e desaparecem!

Tentemos ser pragmáticos...
... de um momento para o outro, a nossa sociedade perdeu o tino!
Ok, um, seis, uma dúzia de casos de paranóicos, doentes mentais, criminosos... violenta crianças do mesmo sangue ou do sangue de com quem, depois de um matrimónio desfeito, juntou os trapinhos, como antes se dizia.

E não é de hoje. Nem de há dez anos, ou cem...

Agora, noticiar casos quase diariamente, e são várias as vezes que se sucedem um dia após o outro e o outro... casos que terminam quase sempre com uma notícia bem mais pequenina, tipo: «violador posto em liberdade», e que pouco mais acrescenta e à qual nunca mais voltam - mas trazendo uma nova notícia, na maioria das vezes em manchete - não vos parece que estão - não sei quem, nem a troco de quê - a fazer uma 'caminha' mesmo à medida para os CULPADOS do 'Caso'-Casa Pia se deitarem?

Se há tantos PAIS que violam as próprias filhas, até os filhos menores e são... imediatamente soltos, aqueles 'senhores' conhecidos, admirados, idolatrados... alguns, terão que ser castigados por... irem com garoros que, mesmo não indo e livre vontade, também nunca foram propriamente raptados?

EU ACHO QUE SIM! QUE ESTAMOS PERANTE UMA DAS MAIS SUJAS E VERGONHOSAS CAMPANHAS A QUE JÁ ASSISTI...

Que está a acontecer! Orquestrada sei lá porquê, ou por quem, para proporcionar àquele grupo de inqualificáveis que se divertiam a abusar sexualmente de menores.

Eu, se fosse advogado de defesa de algum destes inergúmeros - do 'Caso'-Casa Pia -, ia recorrendo da sentença já proferida - e por executar - e coleccionando as primeiras páginas do 'Correio da Manhã'.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Entre Nós Camaradas Não Existe a Palavra Adeus...

.
HAVEMOS DE NOS ENCONTRAR, UM DIA DESTES

[Já repararam que estou a abrir 'janelas', em temas que sempre fiz questão de preservar?... Para bons entendedores...]

Só quando cheguei da consulta do CDP, em Vila Franca, e já passava das oito horas da noite, ao abrir o sítio de A BOLA deparei com a notícia da morte do Miguel Portas.

Confesso que era o 'político' com o qual mais me identificava. Loução sofre, definitivamente, de um complexo de inferioridade; Rosas é o contrário, acha-se superior... e o Povo diz que 'no meio está a virtude'.

Miguel Portas, para além de político, escritor, jornalista, viajante - não para viajar, mas para nos contar o que vivia nas suas viagens - foi sempre, pelo menos para mim e não discuto isso, um Homem com uma ideia, na qual acreditava e pela qual lutava. E que nada tinha a ver com auto-promoção. Não precisava.

Minado pelo cancro, lutou - como muitos outros, antes dele o fizeram e outros, depois dele o farão, não vou por aí - até ao fim pelos seus ideais.

As poucas notícias que pude ler dizem-me que, mesmo na cama do hospital não parou de trabalhar. estava a finalizar um dossier que ainda se propunha vir a defender no Parlamento Europeu, onde era Nosso representante.

Era um pouquinho, só um pouquinho mais velho que eu; era, repito-me, o Político com o qual mais me identificava. Morreu ontem.

Dói-me a sua morte. Não o choro - tento sempre não ser hipócrita - mas já sinto a sua falta.
Nunca estive perto dele (fisicamente), não o conheci pessoalmete, portanto, mas dói-me como se tivesse perdido um amigo, um irmão.

Uma coisa é certa - e isso, hipocritamente, ou não - outros políticos, de todos os outos quadrantes, reconheceram que a sua morte é uma grande perda para a política portuguesa.

Para uma faixa, não tão pequena quanto isso, onde eu me incluo, é uma perda irreparável.
Resta-nos honrar a sua memória..

terça-feira, 10 de abril de 2012

Fócrates!... Ainda Há Quem Defenda Este Bandido?

.
Mas devias ler, todas as semanas. Como devias ler o outro semanário e, pelo menos, dois diários generalistas por dia. E os três jornais de futebol.
Cimentaria a tua «paixão».


Quem não lê é como quem não vê! O que é menos mau do que quem não quer ver.
E há a História. Que, erradamente, muitos sustentam que não se repete. Mentira chapada.
Gostas de História, Jorge?

És capaz de dizer o nome de todos os reis portugueses? E os presidentes da República?
Não te quero roubar muito tempo...

O último Rei de Portugal foi D. Manuel II que ocupou o trono desde o régicídio, em 2008, até à queda da Monarquia.
Foi ele o culpado pela revolta Republicana? Claro que não. D. Luiz (era assim que se escrevia), seu avô, e D. Carlos, seu pai, conduziram o País ao 'desastre' anunciado.

Mentiram, gastaram - ou deixaram gastar - mais do que aquilo que o País podia pagar e quem pagou foi ele. Deposto e exilado.

Foi Marcello Caetano (era assim que se escrevia) o grande 'culpado' pela queda do antigo regime?

Por aquilo que redundou no 25 de Abril de 1974?Pese embora tenha sido o último rosto do velho regime... foi o seu antecessor, Salazar, quem, depois de o erguer cavou a sua sepultura.

A História repete-se, sim senhor.
Será Passos Coelho o grande culpado pelo buraco em que caímos?
Não! Tal como aconteceu com D. Manuel II, tal como aconteceu com Marcello Caetano... a sua 'culpa' é a de ter herdado o caos. E é redentora - mesmo que seja verdade - a teoria do Nicolau Santos (que eu leio TODAS AS SEMANAS).

Sim, Cavaco Silva tem culpas mas antes dele não esqueçamos Mário Soares.
Esse, que ainda há dias foi apanhado pela BT a 199 km/hora, foi mal educado para com os agentes da ordem e... bramindo que a MULTA SERIA PAGA PELO ESTADO (por nós todos) deixou que o pobre do motorista ficasse sem a carta de condução.
Claro que ninguém acredita que o homem não a tenha recuperado dois ou três dias depois.

Mas, e para teu desespero, onde eu quero chegar, e a História não mente, é que Passos Coelho anda a 'apagar fogos' ignidos pelo TEU TÃO AMADO Sócrates.
Ou achas que alguma coisa seria diferente se ele não tem caído?

Se não tivesse caído era ele, com muito menos 'classe', é evidente, que hoje estava a tomar as mesmissemas medidas... porque batemos no fundo e não acredito que, agora, alguma coisa nos salve.

Mas batemos no fundo, não com Passos Coelho mas com JOSÉ SÓCRATES que, ao contrário de D. Manuel I e de Marcello Caetano não foi exilado. Foi (é, será sempre) demasiado COBARDE para aceitar as responsabilidades.

Fugiu!
Vive à grande e à francesa, na exacta dimensão da velha expressão, e deixou para outros o ónus de uma governação assassina e lesa-Pátria.
No Século XIX isso podia valer a pena de morte. Que eu defendo.

A coerência, quando em causa estão valores superiores e defensáveis, é uma virtude.
Todos, todos os que, de alguma forma, se 'sujam' assumindo a defesa desse politicamente 'criminoso' que, de facto, acabou connosco, mereceriam, em termos sociais - o judicial, aqui, não consegue entrar - ser considerados coninventes.

Claro que não sou - jamais o poderia ser, em consciência - defensor do Passos Coelho, mas vejo, oiço e leio. E... penso pela minha cabeça. Jamais me verão como 'mais uma ovelha no rebanho', seja esse rebanho qual for.

Estou a bater-me nos terrenos onde posso - fóruns públicos, abaixo assinados, petições... - contra as medidas de Passos Coelho, mas não me esqueço quem - à semelhança daquele 'capitão', daquele navio cruzeiro italiano que, não só afundou como abandonou antes dos passageiros - é o único (sobre os mandatos dos outros já passou anto tempo) que pode ser acusado...

O TEU JOSÉ SÓCRATES.

Eu estou a lutar para que ele seja incriminado e preso.

Tu a atirar pedras a quem se disponibilizou para segurar a corda.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Fim de Linha à Vista

.
Abismado, ofendido, desiludido... é como me sinto. E só uma dúvida, confessem que pertinente, me impede de ser mais corrosivo. Vou tentar, se não houver quem, amanhã, na Imprensa ou na Televisão, me elucide.

Que se passa com a Comunicação Social portuguesa? Ok, ok... estava a brincar. Tornou-se inodora e sem sabor, tendo, alguma, resistido ainda ao incolor.

O Governo anuncia que PROÍBE as reformas antecipadas, isto, curiosamente, depois do PR - que cada vez está mais parecido com aqueles dois 'árbitros' de linha que a UEFA inventou e que, como temos vindo a testemunhar, são, definitivamente, cegos, surdos e mudos - ter promolgado a Lei. Aqui está certo, 'lei' só é Lei depois de promulgada pelo PR.

SÓ? E é disto que estou à espera, amanhã...
'O Governo Proíbiu...'

A mim, sinceramente, parece-me que nenhum governo pode proíbir, nomeadamente o que aqui está em causa APENAS porque, e até indicação em contrário, me parece que a medida é ANTI-CONSTITUCIONAL! E nenhuma 'lei', de nenhum governo pode sobrepor-se à Lei Geral definida pela Constituição.

Ora, a Constituição reconhece o direito à LIVRE ESCOLHA do cidadão, logo, como pode esta 'lei' impedir-me de optar por umas reforma antecipada desde que aceite todas as condicionantes daí advindas?

Foi esta a falha imperdoável da CS. Caramba, podem escrever Paços Coelho, como o fez a TVI na última entrevista com o PM. Isso eu até acho normal porque os 'jornalistas' de hoje, os que têm menos de 50 anos - e peço desde já desculpa às excepções (mas fiquem cientes que são raras) - NÃO SABEM ESCREVER português e a culpa não é do acordo ortográfico que EU JAMAIS UTILIZAREI.
É UM DIREITO MEU e dele não abro mão. NUNCA, mas NUNCA mesmo escreverei em 'brasileiro'.

Dizia, foi esta a falha imperdoável da CS, sendo que só ouvi a notícia na RTP e no nosso 'site' que, naturalmente, a foi buscar ou à RTP ou à Lusa.

Alguém se lembrou de a questionar? - repito, se calhar sim, noutros meios de CS que eu não vi - nomeadamente procurando ouvir a opinião de um constiticionalista?

Aqui abro um parentises.

Não fujam com o CÚ à seringa, mesmo não estando de acordo com este Governo SEI QUE ELE ESTÁ OBRIGADO A TOMAR MEDIDAS PARA TENTAR AMENIZAR O CRIME LESA PÁTRIA PREPERTADO PELO INEFÁVEL JOSÉ SÓCRATES. Não foi ele quem 'cavou' a cova? Ahhh... esperem lá, foi sim senhor e está a tardar o indiciamento de um PROCESSO CRIME que o faça responder por isso.

Ainda por cima, atentem... SEM QUE HAJA QUAISQUER REGISTOS DE RENDIMENTOS [caramba, o homem foi PM durante oito anos!!!, RECEBIA POR BAIXO DA MESA? Olha eu admirado!!!), está a fazer uma vida de luxo em Paris. Entre ele e o Vale Azevedo, a única diferença é que tem mais cabelo...

O Partido Socialista só teria a ganhar expondo publicamente toda a verdade. Mas não, sabe que a maldita 'rotatividade' no 'POLEIRO' continua a valer e, se não for nas próximas eleições será nas seguintes...

Está aqui contido aquilo que me fez vir aqui escrever...

Mas, antes disso voltemos ao início.
COMO e QUEM me pode impedir de pedir a minha reforma antecipada, aceitando eu - que desconto há mais de 30 anos - todas as penalizações previstas?
Esperemos que alguma alma caridosa se lembre de bradar que isso é competência do TRIBUNAL CONSTITUCIONAL.

Em relação às medidas que este Governo tem vindo a tomar - apertado, por CULPA DA CRIMINOSA GESTÃO do tal Sócrates - claro que também sou contra. Eu sou sempre contra!

E, se em vez de PROÍBIR as reformas antecipadas do desgraçado que deu no duro... proíbisse os REFORMADOS DE LUXO de acumularem pornográficos vencimentos como... administradores 'não executivos' - o que é que farão???? - em EMPRESAS PÚBLICAS... que somos nós que pagamos? De pagar ao Mário Soares - e aos outros - ordenados injustificáveis (há uma Lei?, mude-se!) quando já não fazem nada, usufruem de reforma e, neste caso, ainda beneficiam da deturpada figura de 'fundação' da qual, os únicos benificiados são os próprios...

Velho Soares que há três dias foi apanhado na A8 a 199 km/hora, que mandado encostar pela brigada de trânsito, para além de se recusar a pagar a multa (300,00 €) foi malcriado para com os agentes, berrou que quem pagaria a multa seria o Estado (leia-se... NÓS) e, cobardemente, deixou que o pobre desgraçado do motorista ficasse sem carta.

É neste país que somos obrigados a viver. Com estas figuras e não é culpa do Pedro Passos Coelho embora eu me situe na linha política diametralmente oposta à do PSD. Mas, se uma alma caridosa tomasse a iniciativa de avançar com uma petição para tornar 'fora da Lei' o PS de Sócrates, que é o que ainda vinga, deixemo-nos de mariquices, eu seria o primeiro a assinar.

Como é que um desqualificado que foi primeiro ministro durante oito anos consegue que aceitem que... durante esses anos não teve rendimentos? Ok, não é bem assim. NÃO APRESENTOU rendimentos! Nem uma continha à ordem em nenhum banco. Quem me quiser fazer acreditar nisto vai ter que depositar no mesmo 'off-shore' quantia semelhante, ou então cale-de! E core de vergonha. NÓS NÃO SOMOS PARVOS.

E eu apoio qualquer movimento que surja para accionar CRIMINALMENTE o Sócrates por crime de má gestão, favorecimentos ilícitos, tráfico de influências e o mais que quiserem...

sábado, 17 de março de 2012

Contra As Ameaças, Que Deixaram De Ser Veladas Para (A)Parecerem Bem Reais... Só Uma Frase: Cumpra-se A Lei!

.
in 'A BOLA:
.
17 Clubes ameaçam parar campeonatos
.
Oito clubes da Liga e nove da 2.ª Liga, reunidos em Oliveira de Azeméis, ameaçam paralisar os campeonatos se não forem tomadas medidas no sentido de garantir o alargamento das competições profissionais.
.
Da reunião [de hoje] resultou um comunicado de dez pontos que reforça o apoio ao presidente da Liga, Mário Figueiredo [nota minha: que em meia dúzia de semanas mostrou como... a emenda pode ser mesmo muito pior que o soneto] e critica a posição de Fernando Gomes, líder da Federação, garantindo os emblemas representados que não vão permitir que a imagem dos clubes saia denegrida [acrescento meu: !!!!!!!!!!!!] do processo com vista ao alargamento dos campeonatos.
(...)
... vai ser solicitada uma reunião entre a Liga (*), a Federação (*) e os clubes profissionais, da qual deverão resultar posições concretas a respeito não só do alargamento, mas também do ‘totonegócio’, dos direitos das transmissões televisivas e da formação das equipas B, sob pena de serem tomadas «medidas drásticas» que, no limite, poderão redundar na paragem das provas profissionais.
.
José Godinho [nota minha: quem?], presidente da Oliveirense, foi o porta-voz dos 17 clubes que se fizeram representar na reunião e lemos que disse: «O alargamento é irreversível. A menos que adotemos um regime ditatorial (**), a decisão da Assembleia da Liga tem que ser respeitada», atirou.
.
Confrontado com uma eventual greve nas competições profissionais, José Godinho preferiu falar em «paragem», argumentando que «o futebol não faz greve».
.
Gil Vicente, Feirense, Paços de Ferreira, Beira-Mar, Olhanense, UD Leiria, V. Setúbal e Marítimo, Trofense, Arouca, Penafiel, Portimonense, Sp. Covilhã, Freamunde e Oliveirense [NÃO ESQUEÇAM ESTES NOMES] foram os 17 clubes que se fizeram representar na reunião.

* Duas notas (para as quais assinalei uma chamada posterior) antes de prosseguir



.
(*) - Liga Portuguesa do Futebol Profissional e Federação Portuguesa de Futebol, por serem duas entidades jurídicas reconhecidas têm o direito - mais, exigem a obrigação de serem grafadas, na primeira letra de cada uma das palavras em CAIXA ALTA; liga e federação, meros substantivos - e uma vez que não somos, ainda, província da Alemanha, e se em alemão os substantivos grafam-se (a primeira letra, é evidente!) em Caixa Alta, em português, com ou sem acordo ortográfrico, isso não acontece. Solução: LPFP e FPF ou... liga e federação porque, enquadradas na notícia todos perceberemos do que se está a falar.
Não é uma crítica, é uma acusação de ignorância em relação ao como se escreve em Português (não precisava de caixa-alta, mas fiz questão de a usar...)...
.
(**) - Nada contra o colega que se limitou a citar um 'pato-bravo' que é, de certeza. mais pato do que bravo. As ditaduras, e temos ainda alguns exemplos disso, podem ser sustentadas em maiorias, se é que ele queria dizer que, se a vontade da 'sua' maioria não fosse respeitada...


AGORA VAMOS À LEI.


PARA OS QUE NÃO SABEM É, POR DEFINIÇÃO, UMA REGRA ADOPTADA, DEPOIS DE APROVADA POR QUEM TEM PODER PARA LEGISLAR - e é só a Assembleia da República - E PARA SER APLICADA SEM DESTINÇÕES... VALE PARA TODOS, EM QUALQUER SITUAÇÃO A QUE UM ACTO SE ENQUADRE NO ESPÍRITO DA SUA LETRA!



As Instituições consideradas de Utilidade Pública, neste caso, a Federação Portuguesa de Futebol, 'minguam' e ficam exactamente no mesmo patamar de qualquer cidadão individual.

E a Liga não é mais que um apêndice da FPF, a única Instituição reconhecida, em termos de Estado, como legítima representante da modalidade. E as Leis que aprova, ou deixa aprovar dentro do seu quadro de competências - com algumas excepções, como todos o sabemos, que a UEFA e a FIFA teimam em defender, imiscuindo-se na soberania que qualquer Estado tem de controlar TODAS as actividades que acontecem dentro das suas fronteiras (o que não é o caso de 'alargamentos à l'Àgardére) - têm que se enquadrar na Lei Geral do Estado.

Então temos... e, uma vez mais, vou ficar à espera do que vai amanhã ser escrito...

O Fiúza, que tem mesmo cara daquilo que é, fez a antiga quarta classe, à noite, quando ainda não havia luz eléctrica em Barcelos... o de Oliveira de Azemeis tem um arzinho um bocadinho mais iluminado mas nem me atrevo a escrever as cores das luzes às quais está mais habituado...
... e vêm com ameaças.

a) - atrasar em meia hora o início dos jogos (TONTERIA);


os jogos estão vendidos até 2050 à detentora dos direitos televisivos, que já adiantou o dinheiro, que eles já desbarataram e quem vier a seguir que se desenrasque, e não vai permitir - sim, tem poderes muitooooooo superiores ao que os tontinhos que acreditam nestas ameaças - atrasar toda a programação, porque os jogos vêm uns atrás dos outros - e não só da liga portuguesa - e compromissos assumidos;
... depois, está na Lei, se uma equipa não se apresentar em campo nos trinta minutos subsequentes à hora previamente marcada é punida com falta de comparência e derrora por 0-3, sendo que não há nada que impeça que este artigo do Regulamento possa ser aplicado ÀS DUAS EQUIPAS EM SIMULTÂNEO.
.
Logo, os 'atrasos', se a televisão deixasse, mas creio ter provado que esse compromisso é inultrapassável, ficar-se-iam, com muito boa vontade dos árbitros, pelos... 29 minutos!
.
Grande batalha ganha!
Mas a 'ameaça' vai mais longe porque, já que se canta de Galo, cacareja o que quiser...
... e surge a... «paragem do campeonato»!


Pela insuportável pressão de clubes como Gil Vicente, Feirense, Paços de Ferreira, Beira-Mar, Olhanense, UD Leiria, V. Setúbal e Marítimo, Trofense, Arouca, Penafiel, Portimonense, Sp. Covilhã, Freamunde e Oliveirense [NÃO ESQUEÇAM ESTES NOMES].


O Marítimo, actual 4.º classificado, com uma campanha a todos os níveis quase brilhante, vê-se envolvido nesta 'revolta da Maria da Fonte' só por afinidades familiares. Não digo que é um escândalo porque, sinceramente, já não sou capaz de fefinir escândalo quando em causa está o futebol português.
.

Paragem... como? Faltando aos jogos?

Três jogos consecutivos com falta de comparência, diz a Lei, dá despromoção!

.

Estes 17 homenzinhos saberão o significado de LEI?

Pior... conhecerão os regulamentos que são obrigados a cumprir?

.

Voltando à Lei, «qualquer alteração nos quadros competitivos, ainda que aprovados de forma prevista pela Lei, só poderá entrar em vigor na temporada seguinte àquela que se segue à da tomada da decisão».


Isto é... obriga a uma temporada de intervalo exactamente para que todos saibam, à partida, as regras do jogo.



Finalmente...

... claro que todos sabemos que o País atravessa uma das suas piores crises dos últinos 20 anos e que corremos, quer queiramos ou não, o risco real de perdermos a nossa independência, pelo menos em termos estruturais e de forma transversal a todas as áreas de actividade económica. .

.

Basta, para isso, que o eixo Paris-Berlim (se a Grã-Bretanha tivesse aderido à zona Euro isso já seria, hoje, uma realidade, pelo menos em relação à Grécia, a Portugal e a Espanha) ganhe um bocadinho de músculo (que a Grã-Bretanha lhe daria) para assumir, unilateralmente o controlo dos orçamentos de Estados destes três países.

.

Mas, mesmo sem Ministério ainda temos uma Secretaria de Estado do Desporto, que - cortes no orçamento à parte - ainda é quem manda em futebóis e companhia e que, sem 'pisar os calinhos' às sr.ªs Dona UEFA e FIFA -, se calhar já devia ter intervido nesta baboseira do alargamento.

.

E sabem, querem mesmo saber como eu arrumava com estes 'pato-bravos', proprietários de 'casas-de-passe', 'pára-quedistas' que, ainda piores que aqueles, vêm sem saber nada de nada, só porque sim, e porque alguém os convenceu que podem tirar generosos dividendos por serem 'presidentes' de clubes falidos e sem hipóteses de sobreviverem?

.

Dava 'luz verde' a todos os alargamentos...

Para 18, 20, 24, 30, 60 clubes na 1.ª Liga...

40, 60, 80, 120 na 2.ª Liga...

Mas...

...

Mas depois em Julho (e ninguém pegou nisto a não ser o 'Correio da Manhã'), Setúbal, Guimarães, Leiria. Académica, Sp. Braga, Maritimo, Olhanense [1.ª Liga]; Leixões, União da Madeira, Trofense, Belenenses, Naval, Santa Clara, Oliveirense e... para já, Freamunde [vide lista em anexo] seriam pura e simplesmente impedidos de se inscreverem por salários em atraso.

.

A isto, somem-se os que há anos arrastam as suas dívidas - PORQUÊ? SE A MIM NÃO ME É PERMITIDO? - à Segurança Social e à Direcção-geral de Contribuições e Impostos.

. Um NÃO REDONDO!

Ou pagavam na hora, ou a fichazinha era recusada.

.

Façam as contas...

.

Alargaríamos a 1.ª Liga de 16 para... OITO ou NOVE clubes.

Sem escândalos apenas fazendo vingar A LEI!

.

Quem terá a coragem de contradizer?

.

Um pequeno empresário, dono de um café com seis mesas, que não tem mais do que 50 clientes por dia, dois terços para beber simplesmente uma bica...

... um pequeno empresário com uma lojinha de roupas - que numa semana boa vende quatro conjuntos -, ainda assim dando emprego a uma pessoa, são assassinamente coagidos a fechar portas por dívidas ao Fisco e à Segurança Social...

.

... e depois sou confrontado com estes Fiúzas e companhia?

.

Demorei um quarto de hora a decidir se escreveria ou não isto...
.

Tendo em conta a incomparável História do Meu Jornal, que é A BOLA, em temos de intervenção e esclarecimento Social, e até de posicionamento claro...

.

... não se justificariam duas ou três páginas a explicar aos seus leitores o que, de facto, pode acontecer, em vez de lhes atirarem poeira para os olhos?
.



Saudoso Vítor Santos que assumia para si três daquelas páginas 'XL' - naquela altura e no tipo de letra usado e no espaço não usado com fotos (o que raramente acontecia nas suas páginas) - nos explicava, tim-tim por tim-tim, ainda que em 30 mil caracteres, o estado do futebol português e o que deveria ser feito para que algo mudasse. E ainda hoje sobrevivem coisas que ele discutiu, negou, apontou os porquês e avançou com ideias... nunca aproveitadas.

...

AGORA DIGAM-ME - o que os impede? - TENHO, OU NÃO RAZÃO?
.

Então porque não assumem o Vosso papel? o NOSSO papel!!!

...

Eu sou obrigado a andar entre uma hora e uma hora e meia por dia, nos dias em que não tenho médico. Os médicos sabem que é um exercício doloroso para mim, cujo esqueleto está, a cada dia que passa, menos sólido. Para ser simpático. Tenho que parar imensas vezes... e vou ouvindo as pessoas. E vou ouvindo as pessoas, casa uma delas com uma teoria diferente...

.

VELHA 'A BOLA' DO MEU CORAÇÃO QUE, NÃO, NÃO TEM NADA DE ONÍRICO, ENSINOU - MESMO! - TANTA GENTE A LER.

.

E... se vinha n'A BOLA, era verdade.

Estamos ambos a morrer, apesar dos 'passos em frente', com televisão e tudo... que é gira, só falta ensinar os 'jovens heróis' a falar português. Já agora... de Portugal.
.

Ajudemos os Nossos Leitores a compreender.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Vergonha!...

.
Atente-se à forma como o Futebol português cresceu.

Foram Homens como Cândido de Oliveira e Ribeiro dos Reis, só por acaso, dois dos fundadores do maior jornal desportivo nacional que, como jogadores, eles próprios, depois treinadores, depois Jornalistas (acumulando), viajando, vendo como se fazia lá fora e o que era possível adaptar à nossa realidade, o alavancaram. E não descure, seja quem for, a parte de... Jornalista!


Estamos, e não me venham com coincidências, a atravessar um dos piores momentos da nossa História, enquanto País independente, o mais antigo do Mundo, a dispersar as atenções 'à boleia' de "arrivistas" que não merecem o mínimo de credibilidade. Falo, é claro, da questão do aumento de número de clubes nas Ligas 'profissionais'.



E do incompreensível 'distanciamento' dos Jornais Desportivos (ou para-desportivos) quando era deles mesmo que esperaríamos que preenchessem a primeira linha de trincheira contra esta anacrónico 'golpe de estado' que, acredito, quero acreditar, venha a ser abortado.


Vamos lá ver umas coisa...

Para quem duvide: Lí os mesmos livros, bebi nas mesmas fontes que os 'doutos' directores dos Jornais Desportivos. Não me substimem!
[o que sempre fizeram, aliás]


A hora não é a de reduzir responsabilidades a um pichavelho de meia coluna de página, mesmo com a 'crista' adornada com um mui desconchavado nome de 'editorial'.

Haja, pelo menos um, que assuma a luta de peito aberto.


NÃO, NÃO, NÃO!... 'Somos contra o aumento do número de clubes nas divisões profissionais.'

Mais...

... e aqui gostaria de VER TODOS UNIDOS:

'QUEREMOS QUE A LEI SEJA CUMPRIDA'!


Tchiiiiiii.... surpreendidos!
Eu sei já sabia.


Quem não é filho é afilhado, e dão de vocês próprios uma péssima imagem.
O pior é que arrastam a Classe convosco...

Mas nem todos os Jornalistas subiram na hierarquia por canina obediência às chefias.

A maioria de nós, pese embora tenha que sofrer as consequências, JAMAIS nos remeteremos à vontade, não do 'sr.' director - hoje em dia uma figura tipo 'Raínha de Inglaterra' (não manda nada!) - mas dos administradores caídos de pára-quedas.


E já por mais de uma vez aqui referi que, recém chegado à administração do meu Jornal, um tal engenheiro de não sei o quê - que ainda lá está e, provavelmente, me despedirá por escrecer isto - foi 'pontapeado para canto' pelo Grande Vítor Santos. Que era... 'apenas' chefe-de-redacção. Mas era Homem e os tinha no sítio!


A reunião de presidentes das ligas profissionais, mesmo com o voto contra dos clubes com maior representatividade, 'aprovou' uma aberração: a 1.ª Liga, para o ano, terá 18 clubes o que significa que, este ano nenhum descerá...


Em relação à 2.ª Liga conta tanto que nenhum Jornal esportivo lhe dedicou uma linha sequer...


Mas deram voz a aberrações como esse Fiúza que não se fica por meias medidas e AMEAÇA, primeiro, atrasar o início dos jogos em meia hora (treta! porque nem é o clube, é ele mesmo, que 'come' do bolo da SportTV e todos sabemos que, em termos de televisão, horários são sagrados - porque é que nenhuma porra de jornalista o confrontou com isto???? São ignorantes, burros, como já estou cansado de escrever), depois com a paralização do campeonato.


No passado dia 13 deste mês, o 'Correio da Manhã' publicou uma lista na qual constam os clubes com ordenados em atraso.


NENHUM DIRECTOR DE NENHUM DIÁRIO DESPORTIVO TEVE COLNHÕES PARA A REPRODUZIR.


Nem seria da sua responsabilidade, já que tanto tremem... era o 'Correio da Manhã' que dizia...
Nada! Népias, Nicles!...

Mas não me surpreendeu. Comem todos no mesmo prato!

Mas este desgraçado País ainda tem Leis!

Em termos desportivos, quem não paga ordenados ou tem dívidas à Segurança Social, não pode inscrever-se num Campeonato Profissional por isso... (chamem-me ingénuo) acredito que, não só não haverá alargamento das Ligas Profissionais como qualquer das duas será radicalmente reduzida. ASSIM SE CUMPRAM AS LEIS.


E é sobre isto que gostaria que os Jornais de 'futebol' se pronunciassem. Calar é consentir.

Consentir é alinhar numa ilegalidade quando todas as outras classes profissionais estão a ser esmagadas... e deixaria a descoberto 'carecas' de pseudo-democratas-humanistas e defensores de uma justiça social, posição que têm vindo a assumir, a descoberto.


Para terminar...

A Lista que está aqui ao lado saiu no 'Correio da Manhã' há três dias... é confirmada pelo Sindicato dos futebolistas... porque é que a não vimos ainda nos jornais 'desportivos'?

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Mergulhados Numa Estranha Ambiguidade Mas,... Não Deitem Gasolina Sobre Brasas a Arder

.
Ser eu a dizê-lo, reconheço, fica-me mal. Afinal, eu sou um deles, embora não me reveja, e isso vai acontecendo cada vez mais amiúde, naquilo para que descambou aquela que nos tempos do salazarento período da nossa História mais ou menos recente nem sequer era reconhecida como profissão, mas que se distinguiu, ignorando a ignorância, tendo, mais tarde, vindo a ser, enfim, reconhecida como tal: a do Jornalismo Desportivo.
Jornalista Desportivo não tinha direito a Carteira Profissional nem a Sindicato, mesmo que corporativista. Não era reconhecido. Contudo deu a esta mui nobre profissão um sem números de nomes que hoje são, justamente, considerados como os maiores entre os grandes, quando o seu ideal era o romântico, mas puro, dever de, para além de Informar... Formar.

Caramba, não sou tão Velho quanto isso, mas tudo mudou nos últimos 30 anos. Terei eu culpa também, uma vez que já há 24 cá cheguei?

Ouvi, pela voz de vários camaradas de redacção - da minha redacção - que há já um bom par de anos (décadas), quando A BOLA, mesmo sendo um Jornal Desportivo, mesmo saíndo apenas três dias por semana, era referência maior na Imprensa portuguesa. A BOLA, por essa altura, era o ÚNICO jornal português internacionalizado. Que se vendia no estrangeiro - junto das nossas Comunidades Emigrantes, ok, mas que todos podiam comprar, por exemplo, em Paris. Mas não só.

Nem os sólidos, e já quase centenários na altura, O Século ou o Diário de Notícias gozavam de tal previlégio. E não é fábula, não senhor, por A BOLA não só muitos residentes, e muitos o confessaram, aprenderam a ler, como, junto dessas Comunidades era o único meio de ensinar aos filhos das primeiras gerações de Emigrantes a Língua Pátria.

Mas desviei-me - já estão habituados - ligeiramente daquilo que queria dizer.
Recupero, então, aquilo que os 'veteranos', alguns já desaparecidos, me contaram em relação a um determinado episódio passado na nossa velha redacção.

Um dia, um ainda jovem administrador, cargo 'conquistado' pelo número de acções de uma empresa que era familiar, atreveu-se a entrar no espaço da Redacção. Chefiava-a o mítico Vítor Santos que nunca quis ser Director porque, tudo o que ansiava era ser Jornalista, e era-o - foi dos maiores entre os grandes - nem sequer o olhou e remeteu-o à sua condição de segundo plano dentro do Jornal, mandando-o regressar de imediato ao seu gabinetezinho porque ali, na Redacção, era ele quem mandava e proíbia qualquer interferência.

Gostava de ter conhecido o Vítor Santos!...
Gostava de os ter conhecido a todos de então e não eram mais do que meia-dúzia... sete... oito!
O outro protagonista da estória conheço...

Ah!... Com o Vítor Santos como chefe-de-redacção muito provavelmente eu nunca teria entrado nesta família, confesso-o sem problemas... Mas não teria sido o único. (Sim! Por falta de qualidade para a integrar...)

Agora, perguntam os que conseguiram chegar até aqui, o que raio tem isto a ver com o título deste 'post'?

A barbaridade - que o Vítor Santos jamais consentiria - que se fez ao pôr 10 segundos de um vídeo justificada como 'o vídeo que pode tramar o FC Porto' e onde - é, evidentemente, um vídeo recolhido com um telemóvel e EU NEM QUERO JAMAIS SABER QUEM FOI QUE O FILMOU, ou quem o disponibilizou qualquer coisa abaixo de cão. Com os meus pedidos de desculpa para os canídeos, bichos que, por acaso, muito admiro.

Nem sequer vou - seria minha a vergonha - usar o argumento de que está a atacar um outro clube português.

"As coisas têm a importância que nós lhes damos"!
Peço desculpa, tenho a frase gravada na memória mas escapa-se.me agora o seu autor....

Nós, portugueses, na generalidade, SOMOS RACISTAS. O que é uma incongruência uma vez que somos um povo caldeado de várias raças.
Mesmo pelos piores razões, como a luxúria, nunca encontrámos na raça - ou côr de pele - motivo para deixarmos de acasalar com mulheres de outra raça (e côr de pele) durante a nossa 'conquista' do Novo Mundo, ou de África.

Os racionalistas - atenção, tem a ver com RAZÃO e não com raça (acho por bem vincar isto porque não tenho a certeza absoluta de que todos sabem a diferença) -, como eu me considero, sabemos, por um lado que quem tem o mínimo de formação cívica não é, porque o não pode ser dada a nossa História, racista; por outro lado, que há franjas - infelizmente, sou levado a crer que bem maiores do que aquilo que seria razoável - que o são. E que há franjas, entre estes, que fazem tudo para parecerem que o não são... mas são.

Ora, parece que no último FC Porto-Manchester City, pelo menos os ingleses queixaram-se á UEFA na maioria das vezes em que a bola era jogada pelo italiano - é mesmo italiano, nasceu em Itália - Balotelli e pelo camaronês Yaya Touré... das bancadas do Dragão se soltavam uns "hu!hu!hu!hu!hu!..." que os ingleses consideraram provocações, mais do que isso, manisfestações de índole racista.
(Não é preciso eu dizer que aquele... ulular quereria imitar um macaco!)

Mas, e era aqui que os OCS deverian usar - se ainda o praticassem [ver primeira parte desta mensagem] - o seu poder enquanto... formadores.

E só um mal intencionado o não iria perceber. O FC Porto, como todas as equipas portuguesas, tem no seu plantel jogadores das mais diversas raças e credos. E vários negros. São os portistas racistas? Não mais que os outros...

Aliás, acho que esta coisa do racismo, no futebol dos dias de hoje é TANGA! E que estes episódios esporádicos são aproveitados apenas para que a UEFA saque alguns francos suíços em multas.
E é isso que a faz estar tão... atenta! às denúncias, porque se estas não acontecessem, eles jamais o saberiam.

Depois, vem ao de cima - e isto é uma coisa para a qual não conseguirei jamais encontrar uma explicação - o comportamento miserabilista, de um provincionalismo a raiar a debilidade mental do próprio FC Porto que, no jogo a seguir, pôs os seus apaniguados a ulular 'hulk, hulk, hulk' para poder entregar no processo de defesa, que lhe será pedido se a acusação fôr por diante, como argumento de que os seus adeptos... "habitualmente" passam o jogo a berrar tal... aberração!

Está-se mesmo a ver... o City a atacar com o Balotelli (olha que menino!...) ou com o Touré, junto da área defendida pelo Helton e os seus adeptos a gritar 'hulk, hulk, hulk...'
E podem ver a gravação do jogo em Setúbal no qual, também, mesmo que fossem os sadinos a esboçar a mínima ideia que fosse de se aproximar das redes azuis-e-brancas o estádio fosse abafado com mais 'hulk, hulk, hulk...'
Quem teve esta ideia só pode ser atrasado mental...

E quem colocou um vídeo 'a mostrar crianças a entoar cântigos racistas'...

A BOLA tem uma História a preservar. Que se lixem os números de pageviews, que os administradores se remetam às suas salinhas e façam o ques é exigido, que é para isso que são pagos.

QUE SE BLINDE A REDACÇÃO A INTERESSES COMERCIAIS.


...........

É com pasmo e até alguma vergonha que leio que o FC Porto vai apresentar quaixa do City à UEFA por... alegadas manifestações racistas em relação ao seu jogador Hulk, no jogo de hoje.
Só podem estar a brincar. Não vi o jogo mas não acredito. Terão gritado... 'hulk, hulk, hulk' quando o 12 azul-e-branco tocava na bola? Mas não, ainda por cima encenada à posteriori, a 'táctica pacóvia' tresandando a provincianismo bacoco, o que os portistas levaram ao exagero no jogo do Bonfim? Esse vi porque foi em sinal aberto.

Repito, não vi o jogo, não ouvi o relato (ia sabendo as ocorrências através da internet) por isso pouco mais posso adiantar. Mas, depois daquilo que, presumivemlemte se terá passado no Dragão e que levou à caricata encenação no Bonfim...

E sou obrigado a voltar atrás e à responsabilidade dos Jornalistas.

Não há nada no nosso Código Deontológico que nos obrigue a veicular 'comunicados' ou pseudo-recados. Todos os grandes clubes, e até médios, têm hoje uma página Oficial na internet, e alguns deles até canais televisivos. Que os usem...

Os Jornais não deveriam aceitar ser usados desta forma. E repito: estas decisões têm, obrigatoriamente que ser assumidas a partir de cima. Embora não ilibe os editores.

E, claro, não me refiro apenas ao FC Porto...


[esta parte foi acrescentada no dia 22 de Fevereiro, cerca das 23 horas]

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Exemplo único no Mundo... Mas do qual não devemos orgulhar-mo-nos. Nem branquear!...


O Sporting Clube de Portugal é um dos maus exemplos, dos quais seria bom que Jornalistas e Críticos se descartassem - e já vão tarde -, que triste coincidência, acaba mesmo por encaixar neste País que já perdeu a autonomia financeira e está a um passito de perder mesmo a Independência Institucional.

Contudo, e ao contrário do País - pese embora isto pareça contraditório, não o é e os mais inteligentes samem-no bem - pode ser classificado como a mais 'democrática' de todas as instituições nacionais.


Colectividade Desportiva centenária, sob cuja bandeira um incontável número de atletas elevaram o nome de Portugal, em termos internacionais, - aqui vale a pena recordar que o SCP nasceu em berço de ouro e durante nais de metade da sua vida teve 'mão' aristocrática (coisa estranha, em tempos que coincidem com a implementação da República, mas ainda hoje por lá há condes, viscondes, valetes, algumas 'biscas' e duques em demasia) - o poder, no SCP caíu à rua.


Infelizente, no pior sentido do termo.


Pergunta...

Apesar de ser uma Sociedade Anónima Desportiva - já me limito ao futebol, é claro -, uma... 'empresa', claro está, ainda por cima cotada na Bolsa de Valores de Lisboa, quem é que, hoje em dia, MANDA nos destinos desta 'empresa'?

Quem tiver dito a 'Juventude Leonina' acertou em cheio.

Então, perguntemo-nos... para que servem os Órgãos Sociais eleitos?

Para 'obedecerem' à vontade deste grupo para-marginal, com inúmeros elementos indiciados, pelo menos, por praticarem actos menos lícitos.



Recordemos o último acto eleitoral em Alvalade.

Concorreram várias listas e a primeira contagem de votos redundou em cenas de chapada e pancadaria até que, "a mando da Juventude Leonina", se procedesse a uma nova contagem. Já havia quem tivesse discursado como novo presidente, mas não era esse o que servia. O ideal jamais chegaria lá, por isso Godinho Lopes foi aceite não antes, contudo, de garantir que o Homem forte da 'JuveLeo' integrasse os Órgãos Sociais.



Aliás, este método de eleições ninguém o percebe.

O presidente eleito representava uma Lista, foi 'obrigado' a arranjar lugar para um dos seus adversários, na Direcção, isto enquanto a votação para a Mesa da Assembleia Geral era ganha por uma terceira lista. Demasiados gatos no mesmo saco.



O candidato que acabou por vencer (?) jogou forte num único trunfo: o treinador.

E esse era Domingos Paciência a quem António Salvador, o putativo substituto do eterno Pinto da Costa à frente dos destinos do FC Porto, retirou o tapete a meio da temporada quando foi a Aveiro contratar o madeirense Leonardo Jardim.



Não nos tomem a TODOS como tontos! Foi feito demasiado às claras. Mas, hellás!... Domingos Paciência recuperou a equipa e levou-a á final da Liga Europa. Mal disfarçado, outra vez - não havia volta a dar com o já contratado Jardim - em Braga ainda se tentou fingir que havia margem para emendar a mão.



Homem de coluna direita, ainda por cima, só foi sabendo das intenções do Salvador, por terceiros, Domingos aceitou, à primeira, os convites feitos por dois dos candidatos às eleições do SCP.

E manteve-se fiel à sua palavra.



E porque falo em palavra, em honrar compromissos, vou passar por cima de tudo o que se passou até ontem, até porque tudo é do conhecimento público. Ok, hoje já lemos estórias periféricas que, acreditem, consciente ou inconscientemente, foram 'vendidas' pelo SCP e compradas, sem regatear por todos os OCS.



Domingos vinha a 'namorar' com o FC Porto, como diz o Correio da Manhã? Ora venham lá as datas, os locais e os interlucutores 'azuis-e-branco' que assediavam, ou eram assediados por Domingos... Sabem? Publiquem!


É que está em causa o bom nome de um Homem bom.



E posto em causa por jornaleiros que, se houvesse uma caderneta para carimbar a vermelho, de cada vez que lançam para o ar um bitaite que depois nunca vem a confirmar-se - nem eles a retractar-se - muitos deles já teria um cadastro razoavelmente volumoso para que eu pudesse equilibrar a minha cama que, por motivos que desconheço, tem agora uma das 'pernas' que balança por falta de apoio...



Mas voltemos ao essencial, no momento.

Godinho Lopes - que, muito a propósito, no mesmo dia em que tirou o tapete ao Domingos, viu a Imprensa Amiga publicar uma noticia que dava conta que FOI ILIBADO dos crimes de que fora acusado pouco depois do final da Expo'98 - peculato, fuga a impostos e branqueamento de capitais, o que o levou a demitir-se da então Direcção do Sporting -, isto depois de ter fretado dois ou três navios de cruzeiro para servirem como Hotel, que toda a gente viu cheios mas cujos resultados económicos apresentados às Finanças reportavam uma confrangedora míngua, no que diz respeito à ocupação, tendo mesmo, na versão da sua empresa, dado prejuízos faraónicos (pois, pois!)...



... Godinho Lopes cedeu à pressão do parceiro de Direcção Paulo Pereira Cristóvão - o tal que esteve na 'gaiola' do Estádio da Luz no último derby, quando a 'Juventude Leonina' sobre a qual tem influência que ultrapassa, e muito, a de um simples simpatizante e, mesmo com um cargo directivo no Sporting não mexeu uma palha para evitar a destruição de mais de 2000 lugares - e fez prevalecer a sua vontade: Domingos fora, treinador Ricardo Sá Pinto, O MAIS QUE TUDO da mesma 'Juventude Leonina'.



Paulo Pereira Cristóvão, à altura em que Godinho Lopes se viu apertado pelas investigações sobre os crimes supra-citados... o tal 'amigo imposto' pela claque, era elemento efectivo da Polícia Judiciária!

Pode não ter nada a ver... 'pero... que las hay, hay!'



Que será - para além da sua afeição pela 'Juventude Leonina' - que Paulo Pereira Cristóvão guarda na manga para, em momentos-chave do eterno jogo de poker a que se tem assistido nos últimos 30 anos, diziam os jornais de hoje, e se joga no 'pano verde de Alvalade? Curiosamente, façam as contas, e - quase - coincidem com a existência da 'JuveLeo'?



Paulo Pereira Cristóvão, recordo, ex-agente da Polícia Judiciária, que se tem mostrado intrisecamente ligado à claque 'Juventude Leonina'.


Que, tão somente, usa estes símbolos...

Não é díficil encontrar similitudes com antigos símbolos nazis que são proíbidos pela Constituição Portuguesa, mas o triste do Paulo Preira Cristóvão veio perorar contra a eventual - eu não o sei (também o não estou a negar) - ilegalidade das claques, por exemplo, do Benfica!


Estarão ilegais?, provavelmente, sim.

A Cruz de S. Patrick parece-me que é comum a todas as principais claques. Seria interessante perguntar-lhes o que significa, históricamente...


Já as suásticas, mais ou menos arredondadas TODOS SABEMOS O QUE SIGNIFICAM, e se um, ainda que ex, polícia de Élite, se identifica com elas...

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Quando é que 2+2 Não são 4?... Quando a Conta Está Errada!

.
LIBERDADE
[Fernando Pessoa]

Ai que prazer
não cumprir um dever.
Ter um livro para lere não o fazer!
Ler é maçada,estudar é nada.
O sol doira sem literatura.
O rio corre bem ou mal,
sem edição original.
E a brisa, essa, de tão naturalmente matinal
como tem tempo, não tem pressa...
Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta...
... a distinção entre nada e coisa nenhuma.
Quanto melhor é quando há bruma.
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!
Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol que peca
Só quando, em vez de criar, seca.
E mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças,
Nem consta que tivesse biblioteca...

Não sou, exactamente, um "pessoanista", mas é evidente que o li e tenho a sua obra entre a cerca de seis centenas de livros que neste mesmo momento me rodeiam. Que sempre me rodeiam quando estou neste espaço de minha casa. O meu canto. O único sítio do Mundo onde consigo sentir-me bem. Esta paragem forçada na minha actividade profissional confina-me a este espaço... nos períodos em que as obrigatórias visitas aos hospitais me permitem estar em casa.

(E o raio dos 5 km que o médico me obriga a fazer diariamente a pé, que, por acaso, atém nem estão a resultar pois, depois de os mediamentos me terem... 'inchado', caí para os 85 quilos e daqui não consigo baixar. Quem me conhece fica com uma ideia de como estou... quase quadrado, ou cúbico, a três dimensões que é como me vêem.)

Mas este tópico é para falar da nossa actual situação económica. Nossa, da maioria dos portugueses. Da esmagadora maioria de nós.

Já agora, e para memória futura, eu não sou, nunca fui nem nunca serei um português puro, isto porque, puramente nasci e hei-de morrer Alentejano. Não entrarei em comparações de espécie alguma - e sou capaz me lembrar de uma dúzia delas, não acredito é que vocês tenham a mesma sensibilidade!...

Infância sofrida - que não miserável, entenda-se -, mudança para Lisboa que deixou algumas marcas, caminho sempre cheio de escolhos [por descriminação, pois!] que trilhei, perdoem-me a imodéstia, brilhantemente. E, o mais importante, e aquilo de que mais me orgulho... sem NUNCA, mas nunca mesmo, ter 'pisado' alguém para chegar onde cheguei.

E aonde é que cheguei? Infelizmente acabei por me diluir no grande rebanho onde, ao contrário do velho ditado, 'quem tem um olho' não é, definitivamente, rei de coisa nenhuma. Levado na vaga apenas engrossei a anónima massa dos 'acorrentados' ao... dever. Sempre ao dever.

Mas volto atrás. Estrebuchei sempre, mas sempre acabei 'engolido' pelas massas.
Nos anos 70 (quarto final, claro) ousei enfrentar quem de mim mais não queria que fosse 'bala para canhão'... sofri represálias por isso! Hoje voltaria a fazer o mesmo.

Mais tarde, já como Jornalista e trabalhando num título já desaparecido, voltei a ter que 'explicar', está bem, com uns berros e empurrões, que, se não tenho quatro patas nem o corpo coberto de lã, tão pouco faço 'mé-méeee', me descartassem do bando de ovelhas que julgavam comandar.

E hoje estou na mesma!

Mas este tópico é para falar da nossa actual situação económica. Nossa, da maioria dos portugueses. Da esmagadora maioria de nós. Daí aquela referência a Fernando Pessoa...

Não consta - e não poderia constar por que não seria verdade - que eu perceba alguma coisa de finanças...

Contudo, olho à minha volta e, assente naquilo que previamente já tinha deduzido - que para que uma economia cresça, é preciso que haja transacções (para os mais... mé-méeeeeee: é preciso gastar dinheiro) logo vi que não nos tínhamos espalhado ao comprido mas que nos haviamos deitado à frente de um ciclindro que, obviamente, passou por cima de nós. Ficámos tipo... folha de cartão!

Despedir e mandar para o Fundo de desemprego significa: alienar descontos e contribuições (que entrariam para os cofres do Estado) e, por mais miserável que seja - miserável x 600.000 ainda dá alguma coisa - por o Estado a pagar o que os patrões devian pagar, não despedindo. E, por favor, digam-me qual a parte que não perceberam...

Nas empresas públicas - dou o exemplo da RTP - mandar alguém para casa com 150 mil euros de indemnização, sendo que, graças aos chorudos ordenados que recebiam, e porque, naturalmente vão para o fundo de desemprego, vão ainda receber compensações consideráveis, bem acima - muitooooooooo acima daquelas que um simples canalizador obterá.
E quem paga? O Estado!

Cortar ordenados e suprimir subsídios de férias e 13.º mês a quem ganha mais de 1.000,00 euros - falamos dos funcionários públicos, que todos os anos trocavam de carrinho; que de dois em dois anos trocavam de casinha; que, por uma questão de statuos, pelo menos uma vez por semana iam, com a família, almoçar ou jantar a um restaurante - anula todos os pressupostos anteriores.


Porque não tinham, de facto, dinheiro para trocar de carro (e recorriam a empréstimos na banca), porque não tinham, de facto, dinheiro para trocar de casa, e renegociavam os empréstimos antes feitos na banca e porque, em definitivo, deixam de comer fora. ~

A esmagadora maioria vai, também, deixar de pedir um empréstimo à banca para ir passar férias a Punta Cana e isto tudo o que dá?

A banca perde dinheiro - quando necessitava dele mais do que nunca para pagar os empréstimos que ela própria contraíra, de forma a satisfazer os pedidos de empréstimo dos particulares - os restaurantes ficam com menos clientes, menos receitas, logo, menos impostos (a única coisa que pode financiar o Eastado) para pagar; os negócios mais pequenos... fecham (lá se vão mais impostos e, pior, mais desempregados aos quais é preciso pagar o fundo de desemprego) e, à volta de tudo isto vão aparecer meia dúzia de manganões que hão-de descobrir uma forma de ganharem dinheiro com a desgraça dos outros.

Não encaixa neste quadro mas... que vão os bancos fazer com as dezenas de milhar de casas - basta ler os jornais - que lhes estão a ser devolvidas todos os dias por cidadãos que ficaram sem hipóteses de as pagar? Desmontam-nas, peça a peça e tentam entrar no negócio do tijolo?
Eu, que tal como o tal jesus cristo que o poeta afiança não sabia nada de finanças, sou tão 'alentejano' que AINDA ACHO que para o Estado se financiar era elementar que o vulgar cidadão tivesse dinheiro para gastar.

Condições para pedir emprestado à banca - com os devidos juros para serem explorados -, para irem comer fora, ou passarem férias em hotéis propocionando a estes lucros mais elevados dos quais os Estado obteria maiores dividendos através dos impostos.

Numa única e simples frase, que neste desgraçado país ninguém tem a coragem de escrever ou pronunciar:


Esta primeira fase de míngua, mas que poderia ser inflectida daqui a dois, três anos... TINHA QUE SER ASSUMIDA PELOS PATRÕES.
Mas alguns deles, como se sabe, pegaram na sua 'malita de cartão' e foram procurar melhor vida na Holanda.

Se, QUEM PAGA TUDO! TUDO! são os desgraçados dos assalariados, ROUBAR-LHES QUASE TUDO não deixa antever grande coisa!

E, como escreveu Fernando Pessoa...
... E mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças!